APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA:
RELATOS DE ALUNOS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.285Keywords:
EJA, Alfabetização e Letramento, Dificuldades de aprendizagem.Abstract
O presente estudo teve por objetivo entender as possíveis necessidades e expectativas dos adultos no processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de natureza qualitativa em duas escolas na região sul do estado de Mato Grosso do Sul (MS), por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários entregues a duas professoras que atuam na 1a e na 2a fases do ciclo de alfabetização da EJA, bem como aos alunos acima de 35 anos que frequentavam essas duas escolas. Os resultados da pesquisa indicam que os adultos progredirem nas etapas da EJA sem o devido domínio da leitura e da escrita. Com isso, suas expectativas com a alfabetização não são atendidas.
Metrics
References
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. In: O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2008. p. 148-178.
BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto nº 91.980, de 25 de novembro de 1985. Disponível em: http: . Acesso em: 22 ago. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03constituicao/constituicaocompilado.htm >. Acesso em: 25 set. 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_led.pdf>. Acesso em: 09 out. 2017.
COSSON, Rildo. Letramento político: trilhas abertas em um campo minado. E-Legis-Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados, v. 7, n. 7, p. 49-58, 2011.
DA CRUZ, Neilton Castro; VIANA, Maria José Braga. Apropriação de estratégias como forma de superar obstáculos: trajetórias ininterruptas de estudantes da EJA no ensino fundamental. Revista Nupex em Educação, v. 1, n. 1, 2016. Disponível em: <http://revistas.uneb.br/index.php/nupex/article/view/2259/1574>. Acesso em 23 nov. 2018.
Escola Marechal Rondon. Gerência Municipal de Educação Cultura e Esportes (GEMED). 2ª fase da EJA, 2016.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensina. São Paulo: Olho d’ Água, 2009.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GADOTTI, Moacir. 50 anos depois: como reverter o golpe na Educação Popular. CÂMARA DOS DEPUTADOS – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. Audiência Pública sobre Os reflexos do golpe militar na educação brasileira. Brasília, 2014. Disponível em: <http://gadotti.org.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/421/AMG_PUB_02_051.pdf?sequence=2&isAllowed=y>. Acesso em: 21 nov. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 108-194, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07>. Acesso em: 09 set. 2017.
KORNIS. Mônica Almeida. Centro Popular de Cultura. Fundação Getúlio Vargas FGV-CPDOC. São Paulo, 2018. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/Centro_Popular_de_Cultura>. Acesso em: 23 nov. 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india>. Acesso em: 28 ago. 2018.
MENGA, Lüdke; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, v. 986, p. 99, 1986. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4091392/mod_resource/content/1/Lud_And_cap3.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2018.
MOURA, Maria da Glória Carvalho. Educação de Jovens e Adultos: que Educação é essa. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, ano 12, n. 16, p. 51¬-64, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Revista/N%2016/art_4.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2017.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MEB - Movimento de Educação de Base: Saber, viver e lutar. Disponível em: <http://www.meb.org.br/quem-somos/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. In:______. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
SOARES, Magda. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE, Glossário. Universidade Federal de Mato Grasso do Sul-UFMG. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/universidade/universidade-federal-de-minas-gerais-ufmg-faculdade-de-educacao-centro-de-alfabetizacao-leitura-e-escrita-ceale>. Acesso em: 14 dez. 2018.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2020-03-30
Published 2020-07-27