PERSPECTIVAS CULTURAIS DE USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.293Palavras-chave:
Educação. Tecnologias digitais. Formação de professores.Resumo
Computadores e celulares com acesso à internet são muito demandados em nossa sociedade. Para usar as tecnologias digitais em práticas pedagógicas, o professor precisa ter familiaridade com elas, o que, na maioria dos casos, não é um problema. Muitas das escolas têm computadores, mas os professores raramente fazem uso deles em suas atividades didáticas. Embora acreditem no potencial de tecnologias digitais para aprendizagem, os docentes não recebem formação para o uso delas como recurso pedagógico. Iniciativas pessoais têm gerado bons resultados e incentivado mais professores a usar essas tecnologias, mas o ideal seria que as agências de formação docente investissem no letramento digital do professor e no uso de recursos digitais em práticas pedagógicas para todos os níveis de ensino.Métricas
Referências
BORGES, Rosangela Rodrigues (Org). # Sou + TEC Ensino de Linguagem e literatura. Campinas: Pontes Editores, 2015.
COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Andrea Lourdes. Jogos online para alfabetização: o que a internet oferece hoje. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3. 2009. Belo Horizonte, MG. Anais eletrônicos [...]. Belo Horizonte: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2009. Disponível em: http://nehte.com.br/hipertexto2009/anais/g-l/jogos-online.pdf. Acesso em: 22 out. 2018.
COSCARELLI, Carla Viana; SANTOS, Else Martins. O livro didático como agente de letramento digital. In: COSTA VAL, M. G. (Org.) Alfabetização e língua portuguesa. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica/Ceale/Fae/UFMG, v. 1, 2009. p. 171-188.
COSCARELLI, Carla Viana. Navegar e ler: na rota do aprender. In: COSCARELLI, C. V. (Org.) Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 61-80.
FERREIRA, Andréa de Assis. Desenvolvimento profissional de professores de história: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação. Tese (Doutorado em Educação). Belo Horizonte, Faculdade de Educação, UFMG, 2010.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva, GLÓRIA, Julianna Silva. Trabalhando com Mídias e Tecnologias Digitais como Instrumentos de Alfabetização. In: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Caderno 04. Brasília: MEC, SEB, 2015. p. 69-80.
FRADE, I. C. A. S., GLORIA, J. S., ARAÚJO, M. D. V. Navegando em novos ambientes de escrita no ciclo de alfabetização. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES MINEIROS: EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO, 3. Anais [...]. Belo Horizonte, 2016. p. 81-97.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva et al. Tecnologias digitais na alfabetização: o trabalho com jogos e atividades digitais para aquisição do sistema alfabético e ortográfico. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2018.
GEE, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave Macmillan, 2003.
GLÓRIA, Julianna Silva. Influências e confluências do uso do suporte de escrita digital na alfabetização de crianças do 1º ano do primeiro ciclo. Tese (Doutorado em Educação). Belo Horizonte, Faculdade de Educação, UFMG, 2011.
GLÓRIA, Julianna Silva; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de ensino-aprendizagem da escrita. Educação em Revista (UFMG), v. 31, p. 339-358, 2015.
HANSEN, Maria Regina Berlitz. O uso das tecnologias (informática) na alfabetização dos alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental. Monografia (Especialização em Mídias na Educação). Porto Alegre, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CINTED/UFRGS, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/141388/000990861.pdf?sequence=1. Acesso em: 22 out. 2018.
JENKINS, H. Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. Cambridge (MA): The MIT Press, 2009.
JOHNSON, Denise. Reading, Writing, and Literacy 2.0. Nova York: Teachers College Press, 2014.
OLIVEIRA, Carlos Alexandre R. Práticas Docentes Mediadas pelas Tecnologias Digitais em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Educação). Belo Horizonte, Faculdade de Educação, UFMG, 2016.
PRENSKY, Marc. Don't bother me, Mom, I'm learning!: How computer and video games are preparing your kids for 21st century success and how you can help!. St. Paul, MN: Paragonhouse, 2006.
RIBEIRO, Ana Elisa; NOVAIS, Ana Elisa C. Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
RIBEIRO, Ana Elisa. Hipertexto. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (Org.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, MG: Faculdade de Educação/UFMG. p. 138-139. Disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/hipertexto. Acesso em 22 out. 2018.
RIBEIRO, Andréa Lourdes. Aquisição da escrita na era virtual: incorporando os jogos digitais online. Domínios de Lingu@gem. Revista Eletrônica de Linguística, v. 6, n. 2, p. 111-127, 2012.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANDFORD, R. et al. Teaching with games: Using commercial off-the-shelf computer games in formal education. Bristol: Futurelab, 2006. Disponível em https://www.nfer.ac.uk/publications/FUTL49/FUTL49.pdf. Acesso em: 22 out. 2018.
SHAFFER, David Williamson. How computer games help children learn. Nova York: Macmillan, 2006.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do ato de ler.(Trad. Daise Batista). 1989.
STREET, Brian. Multimodalidade. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (Org.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, MG: Faculdade de Educação/UFMG, 2014. p. 229-230. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/multimodalidade. Acesso em: 22 out. 2018.
ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 15-29.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2019-07-02
Publicado em 2019-07-02