APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA:
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO PARA O REDIMENSIONAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.311Palavras-chave:
letramento, alfabetização, Sistema de Escrita AlfabéticaResumo
Os estudos sobre letramento contribuíram significativamente para a concepção atual de alfabetização do Brasil. O letramento consiste em um desenvolvimento de habilidades para utilizar a leitura e a escrita nas práticas sociais, e não somente o saber ler mecanicamente. Na concepção atual de alfabetização, é defendido que a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) precisa estar vinculada às práticas reais de leitura e produção de texto, a fim de que o sujeito possa vivenciar uma aprendizagem significativa não só da notação alfabética, mas também da linguagem que usa ao ler e escrever. Os resultados apontam que é essencial promover práticas no processo de ensino-aprendizagem que envolvam o letramento para proporcionar a inserção dos educandos na cultura da escrita.
Métricas
Referências
COLELLO, S. M. G. Alfabetização em questão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004 (2a. edição revista e ampliada).
COUTINHO, M. L. Psicogênese da língua escrita. O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores. In: MORAIS, A.; ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. F. (orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 47-68.
FERREIRO, E. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1997.
GALVÃO, A.; LEAL, T. F. Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores(as). In: MORAIS, A.; ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. F. (orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 11-28.
LEAL. T. F. A aprendizagem dos princípios básicos do sistema alfabético: por que é importante sistematizar o ensino? In: ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (org.). Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva do letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 77-116.
LEAL, T. F. Fazendo acontecer: o ensino da escrita alfabética na escola. In: MORAIS, A.; ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. F. (orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 89-110.
MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
MORTATTI, M. do R. L. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
REGO, L. L. B. Alfabetização e letramento: refletindo sobre as atuais controvérsias. Conferência apresentada no Seminário Alfabetização e letramento em debate. Ministério da Educação, Brasília, 2006. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me03176a.pdf. Acesso em: 10 de set de 2018.
SILVA, R. P. Leitura e escrita na alfabetização. In: MORAIS, A.; ALBUQUERQUE, E.; LEAL, T. F. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 134-146.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.
SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.
SOARES, M. Letramento: tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: 26ª Reunião Nacional da ANPEd, 2003, Caxambu. Anais da 26ª Reunião Nacional da ANPED, Caxambu: 2003b, p. 1 – 18.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2020-03-30
Publicado em 2020-07-27