Relações de ensino e desenvolvimento humano: reflexões sobre as (trans)formações na atividade de (ensinar a) ler e escrever
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2019314Palavras-chave:
alfabetização, relações de ensino, desenvolvimento humano, vivência atribuída de sentido, perspectiva histórico-culturalResumo
: Ao refletir sobre qual alfabetização para qual tempo, teço considerações sobre as práticas de leitura e escrita e as práticas de ensino da leitura e escrita nas condições da contemporaneidade. Assumindo uma perspectiva histórico-cultural, indago sobre os efeitos da produção tecnológica, que vem transformando tais práticas, e argumento sobre a necessidade de se aprofundar os estudos da sociogênese do desenvolvimento humano, levando-se em conta a complexidade do tempo histórico, a complexidade da língua em suas múltiplas facetas, a complexidade das relações sociais e a desigualdade das condições de vida. Num movimento histórico dialético de interconstituição, as crianças se desenvolvem nas relações com os professores também em desenvolvimento, participando colaborativamente das (trans)formações, tanto da atividade de ensinar quanto das atividades de ler e de escrever.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2020-03-24
Como Citar
Smolka, A. L. B. (2020). Relações de ensino e desenvolvimento humano: reflexões sobre as (trans)formações na atividade de (ensinar a) ler e escrever. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(9). https://doi.org/10.47249/rba2019314
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Recebido em 2019-09-20
Aceito em 2020-03-24
Publicado em 2020-03-24
Aceito em 2020-03-24
Publicado em 2020-03-24