Relações de ensino e desenvolvimento humano: reflexões sobre as (trans)formações na atividade de (ensinar a) ler e escrever

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2019314

Keywords:

alfabetização, relações de ensino, desenvolvimento humano, vivência atribuída de sentido, perspectiva histórico-cultural

Abstract

: Ao refletir sobre qual alfabetização para qual tempo, teço considerações sobre as práticas de leitura e escrita e as práticas de ensino da leitura e escrita nas condições da contemporaneidade. Assumindo uma perspectiva histórico-cultural, indago sobre os efeitos da produção tecnológica, que vem transformando tais práticas, e argumento sobre a necessidade de se aprofundar os estudos da sociogênese do desenvolvimento humano, levando-se em conta a complexidade do tempo histórico, a complexidade da língua em suas múltiplas facetas, a complexidade das relações sociais e a desigualdade das condições de vida. Num movimento histórico dialético de interconstituição, as crianças se desenvolvem nas relações com os professores também em desenvolvimento, participando colaborativamente das (trans)formações, tanto da atividade de ensinar quanto das atividades de ler e de escrever.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Ana Luiza Bustamante Smolka, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Psicologia Educacional

Desenvolvimento Humano; linguagem

Published

2020-03-24

How to Cite

Smolka, A. L. B. (2020). Relações de ensino e desenvolvimento humano: reflexões sobre as (trans)formações na atividade de (ensinar a) ler e escrever. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(9). https://doi.org/10.47249/rba2019314

Issue

Section

DOSSIÊ
Received 2019-09-20
Accepted 2020-03-24
Published 2020-03-24