A ORIGEM DA ESCRITA E A DIFERENÇA ENTRE FALA E ESCRITA: POR QUE ENSINAR ESSE CONTEÚDO PARA CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.335Palavras-chave:
Alfabetização discursiva. História da escrita. Oralidade e escrita.Resumo
Esta publicação, derivada de tese de doutorado, apresenta um recorte resultante de pesquisa-intervenção com uma turma de 1o ano de uma escola pública da cidade de Uberlândia (MG), durante o mês de março de 2016. Tem como objetivo demonstrar a importância de ensinar às crianças a origem da escrita e a diferença entre a linguagem oral e a escrita desde o início do processo de alfabetização. Os resultados confirmaram a hipótese de que, quando as crianças aprendem o processo de criação, transformação da escrita e de sua forma gráfica, elas mergulham na atividade de aprender a ler e a escrever e dão aos gêneros textuais o real sentido de interação social.
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Aceito em 2020-03-24
Publicado em 2020-03-24