A ORIGEM DA ESCRITA E A DIFERENÇA ENTRE FALA E ESCRITA: POR QUE ENSINAR ESSE CONTEÚDO PARA CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS

Auteurs

  • Márcia Martins de Oliveira Abreu Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Pastorelo Buim Arena

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.335

Mots-clés :

Alfabetização discursiva. História da escrita. Oralidade e escrita.

Résumé

Esta publicação, derivada de tese de doutorado, apresenta um recorte resultante de pesquisa-intervenção com uma turma de 1o ano de uma escola pública da cidade de Uberlândia (MG), durante o mês de março de 2016. Tem como objetivo demonstrar a importância de ensinar às crianças a origem da escrita e a diferença entre a linguagem oral e a escrita desde o início do processo de alfabetização. Os resultados confirmaram a hipótese de que, quando as crianças aprendem o processo de criação, transformação da escrita e de sua forma gráfica, elas mergulham na atividade de aprender a ler e a escrever e dão aos gêneros textuais o real sentido de interação social.

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Publiée

2020-03-24

Comment citer

Abreu, M. M. de O., & Arena, A. P. B. (2020). A ORIGEM DA ESCRITA E A DIFERENÇA ENTRE FALA E ESCRITA: POR QUE ENSINAR ESSE CONTEÚDO PARA CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(9). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.335

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ
Reçu dans 2020-03-24
Accepté en 2020-03-24
Publié dans 2020-03-24