Um paradigma científico e evidências a ele relacionadas resolveriam os problemas da alfabetização brasileira?
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.339Palavras-chave:
Alfabetização, Políticas públicas de alfabetizaçãoResumo
Número Especial: DOSSIÊ “POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: OLHARES DE PROFESSORES E PESQUISADORES”Métricas
Referências
ARAGÃO, Silvia de Souza Azevedo e MORAIS, Artur Gomes. Como crianças alfabetizadas
com o método fônico resolvem tarefas que avaliam a consciência fonêmica? Texto aprovado
para Educação em Revista. Belo Horizonte: UFMG, 2019.
BRASIL. Congresso Nacional. Câmara de Deputados. Comissão Educação e Cultura. Relatório
final do grupo de trabalho Alfabetização Infantil: os novos caminhos. Brasília, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de
alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.
INEP. Relatório SAEB/ANA 2016: panorama do Brasil e dos estados. – Brasília: Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte:
Autêntica. 2007.
___________. Ensinar a ler e escrever, entre teoria e prática, 2010. Disponível em: https://
nova-escolaproducao.s3.amazonaws.com/w8EccPg9R8T6DNTUumQbcTdCXtnPbvZQBK-
FKheE drsYCDmeNEQ88SsrQK6G/texto-anne-marie-chartier.pdf. Acesso em 08 05 2014
____________. 1980-2010. Trinta anos de pesquisas sobre história do ensino da leitura.
Que balanço? In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: uma história
de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica. Marilia. Oficina Universitária, 2011.
COUTINHO-MONNIER, Marilia Lucena. Práticas de alfabetização com uso de diferentes
manuais didáticos: o que fazem os professores no Brasil e na França? O que os alunos
aprendem? Tese de doutorado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2009.
FERRARO, Alceu, História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1986.
FERREIRO, Emília. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos
de Pesquisa. São Paulo: F. Carlos Chagas, n.52, p.7-17, fev. 1985.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva Disputas em torno da alfabetização: quais são os
sentidos? In: CASSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie. Por escolas democráticas
e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira e FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Cultura escrita
em Minas Gerais nas primeiras décadas republicanas. IN: CARVALHO, Carlos Henrique
e FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.) História Geral da Educação em Minas Gerais:
da colônia à República. Uberlândia: EdUFU, 2019.
GOMEZ, Antonio Castillo. História mínima del libro y la lectura. Madrid: Sietemares, 2004.
GONÇALVES, Macilene Vilma. Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização:
um estudo com crianças alfabetizadas. Dissertação de mestrado. Universidade
Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2009.
___________. Interações entre oralidade e escrita na alfabetização de crianças: o momento da
aquisição do sistema alfabético e sua relação com a consciência fonêmica. Tese (doutorado).
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2012.
GRAFF, Harvey. O mito do alfabetismo. In: Teoria & Educação. Porto Alegre: n. 2, p. 30-
, 1990.
MASAGÃO, Vera; VÓVIO, Claudia Lemos e MOURA, Mayra Patrícia. Letramento no Brasil:
Alguns resultados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Educação & Sociedade.
Campinas/SP: v. 23, n. 81, p. 49-70, 2002.
MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE; Eliana; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves.
Refletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil. Revista
Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: v. 97, n. 247, p. 519-533, set./dez 2016.
NOVO, Elisabeth de Almeida Puchalski. Os processos sociais na construção da alfabetização.
Teoria e Educação. Porto Alegre, n. 2, p. 111-123, 1990.
SOARES, Magda. Linguagem e escola. Uma perspectiva social. 17ª edição. São Paulo:
Ática, 2002.
__________. As múltiplas facetas da alfabetização. Cd. Pesq., São Paulo (52): 19:24, fev.
__________. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2020-03-25
Publicado em 2020-03-25