A alfabetização e as condições para alfabetizar

Autores

  • Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes Universidade Federal do Amapá
  • Rosivaldo Gomes Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.373

Palavras-chave:

Alfabetização, Políticas públicas de alfabetização

Resumo

Número Especial: DOSSIÊ “POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: OLHARES DE PROFESSORES E PESQUISADORES”

Biografia do Autor

Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 1995), Mestrado em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2001) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo (2005) com estágio de Doutorado na Universidade de Genebra/Suíça. Atualmente é professora Associada 1 da UNIFAP. Tem experiência na área da linguagem, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas:análise do discurso da educação ambiental, e ensino de leitura; letramento e alfabetização; livro didático de língua materna, didática da Língua Materna e didatização para as escolas regulares e indígenas. Atuou como parecerista de livros didáticos dos Ensinos Fundamental, Médio e Alfabetização para o Ministério da Educação /MEC nos PNLD 2002; 2003; 2004; 2005; 2007. Em 2009 foi parecerista do Programa do MEC -PNBE e em 2012 avaliadora do PNLD de dicionários. Foi Coordenadora Geral do Pró-letramento, Coordenadora Regional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação e Pró-Reitora de Graduação de Ensino na UNIFAP. Foi responsável pela revista Letras Escreve-UNIFAP. Atualmente é coordenadora do Laboratório Interdisciplinar financiado pela CAPES -LIFE- Unifap e Vice-Reitora da Unifap.

Referências

BRASIL. PNA: Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. – Brasília: MEC, SEALF, 2019. 54 p.

BRASIL.Governo Federal Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. IPEA, 2007.

CAVALCANTE. Daniel Góes: O Impacto da Infraestrutura Escolar no Rendimento dos Alunos- Dissertação de Mestrado em Ciências Econômicas .Departamento de Economia -UNB Brasília/DF 2014.

FRADE .I. C . A S. Um paradigma científico e evidências a ele relacionadas resolveriam os problemas da alfabetização brasileira? Nesta Obra.

LEAL. T.L.F. Apontamentos sobre a Política Nacional de Alfabetização 2019. Nesta Obra.

LIMA, N. C. M. Infraestrutura, gestão escolar e desempenho em leitura e matemática: um estudo a partir do Projeto Geres– PUC-RIO . RJ. 2012.

MACIEL. Francisca Izabel Pereira. Onde estão as pesquisas sobre alfabetização no Brasil? Nesta Obra.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

Barros-Mendes, A. das N. N., & Gomes, R. (2020). A alfabetização e as condições para alfabetizar. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(10). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.373

Edição

Seção

DOSSIÊ