LÍNGUA MATERNA POMERANA
UM DIREITO SILENCIADO QUANDO A CRIANÇA ENTRA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.431Resumo
Este artigo trata sobre os desafios da manutenção da Língua Pomerana, a partir do ingresso das crianças na escola regular. Por meio de observação participante, investigamos duas turmas de pré-escola em duas escolas municipais, localizadas nos municípios de São Lourenço do Sul e Can- guçu, ambos pertencentes ao território da Serra dos Tapes-RS. Abordamos os princípios dos direitos linguísticos das comunidades tradicionais e a importância de salvaguarda da língua materna (CUNHA, 2000; MORELLO, 2009; TRESSMANN, 2005). Identificamos que nas escolas observada, uma forte presença do letramento ideológico (STREET, 2003, 2009) promovendo um silenciamento linguístico produzido pela imposição da língua majoritária e ausências de políticas públicas de for- talecimento da língua materna.
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Aceito em 2020-07-27
Publicado em 2020-07-27