LÍNGUA MATERNA POMERANA

UM DIREITO SILENCIADO QUANDO A CRIANÇA ENTRA NA ESCOLA

Autores

  • Myrna Gowert Madia Berwaldt Universidade Federal do Rio Grande
  • Gabriela Medeiros Nogueira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.431

Resumo

Este artigo trata sobre os desafios da manutenção da Língua Pomerana, a partir do ingresso das crianças na escola regular. Por meio de observação participante, investigamos duas turmas de pré-escola em duas escolas municipais, localizadas nos municípios de São Lourenço do Sul e Can- guçu, ambos pertencentes ao território da Serra dos Tapes-RS. Abordamos os princípios dos direitos linguísticos das comunidades tradicionais e a importância de salvaguarda da língua materna (CUNHA, 2000; MORELLO, 2009; TRESSMANN, 2005). Identificamos que nas escolas observada, uma forte presença do letramento ideológico (STREET, 2003, 2009) promovendo um silenciamento linguístico produzido pela imposição da língua majoritária e ausências de políticas públicas de for- talecimento da língua materna.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

Berwaldt, M. G. M. ., & Medeiros Nogueira, G. . (2020). LÍNGUA MATERNA POMERANA: UM DIREITO SILENCIADO QUANDO A CRIANÇA ENTRA NA ESCOLA. Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 49–63. https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.431

Edição

Seção

DOSSIÊ
Recebido em 2020-07-27
Aceito em 2020-07-27
Publicado em 2020-07-27