LIVROS ESCOLARES E MATERIAIS SUPLEMENTARES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO ESTADO DO TEXAS (EUA)

REFLEXÕES PARA PENSAR A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Eliane Teresinha Peres Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.v%2513.437

Palavras-chave:

alfabetização; livro didático; livro literário; Estados Unidos; Brasil

Resumo

Neste texto são apresentados alguns dados de pesquisa acerca dos livros escolares (didáticos e literários) e dos materiais suplementares produzidos e usados no estado do Texas, Estados Unidos, para o ensino da leitura e da escrita. O objetivo principal é, com isso, problematizar alguns discursos correntes no Brasil, em especial aquele que referencia o uso da instrução fônica naquele contexto. Os resultados da investigação evidenciaram que, embora a instrução fônica seja parte do programa escolar estadunidense, ela está sempre associada ao texto, literário ou informativo. Nesse sentido, são apresentados três aspectos constatados nos materiais instrucionais e nas salas de aula do contexto pesquisado: 1) a centralidade do livro e o foco no texto; 2) a recorrência do uso da palavra no processo de alfabetização; 3) a presença dos exercícios fônicos trabalhados no “contexto do texto”.

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UTC.

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Peres, E. T. (2020). LIVROS ESCOLARES E MATERIAIS SUPLEMENTARES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO ESTADO DO TEXAS (EUA): REFLEXÕES PARA PENSAR A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 133-145. https://doi.org/10.47249/rba.v%13.437

Edição

Seção

TEMA LIVRE