LIVROS ESCOLARES E MATERIAIS SUPLEMENTARES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO ESTADO DO TEXAS (EUA)
REFLEXÕES PARA PENSAR A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2020437Mots-clés :
alfabetização; livro didático; livro literário; Estados Unidos; BrasilRésumé
Neste texto são apresentados alguns dados de pesquisa acerca dos livros escolares (didáticos e literários) e dos materiais suplementares produzidos e usados no estado do Texas, Estados Unidos, para o ensino da leitura e da escrita. O objetivo principal é, com isso, problematizar alguns discursos correntes no Brasil, em especial aquele que referencia o uso da instrução fônica naquele contexto. Os resultados da investigação evidenciaram que, embora a instrução fônica seja parte do programa escolar estadunidense, ela está sempre associada ao texto, literário ou informativo. Nesse sentido, são apresentados três aspectos constatados nos materiais instrucionais e nas salas de aula do contexto pesquisado: 1) a centralidade do livro e o foco no texto; 2) a recorrência do uso da palavra no processo de alfabetização; 3) a presença dos exercícios fônicos trabalhados no “contexto do texto”.
Métriques
Références
AUGUST, Diane et. al. Texas Treasures. A Reading/Language Arts Program. New York, USA, 2011.
BAUMANN, James F. et. al. Texas Journey. Houghton Mifflin Haurcourt School Publishers. Orlando/ Florida, USA
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro didático. História da Educação, Pelotas: ASPHE, v. 6, n. 11, p. 5-24, jan./
jun. 2002.
CHOPPIN, Alain. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. História da Educação. Pelotas: ASPHE, v. 13,
n. 27, p. 9-75, jan./abr., 2009.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa,
São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, Dec. 2004. Availablefrom<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S1517-97022004000300012&lng=en&nrm=iso>. accesson 07 Dec. 2018.
HERRICK, Virgil E. (With the assistance of Dan Anderson and Lola Pierstorff). Basal Instructional Materials in
Reading. In: KARLIN, Robert (ed.). Perspectives on Elementary Reading. Principles and Strategies of Teaching.
p. 176-183. New York: Harcourt Brace Jovanovich, Inc., 1973.
HOUGHTON MIFFLIN HARCOURT Around the Neighborhood, Decodable Readers, 2010.
INTERNATIONAL READING ASSOCIATION (IRA). Literacy Leardship Brief Explaining Phonics Instruction an
Educator’s Guide.2018.Disponível em https://literacyworldwide.org/.../ila-explaining-phonics-instruction-aneducators-
guide. Acesso em 16, Dez., 2018.
KARLIN, Robert. Reading Materials: Rationale and Review. In: KARLIN, Robert (ed.). Perspectives on Elementary
Reading. Principles and Strategies of Teaching. p. 176-183. New York: Harcourt Brace Jovanovich, Inc., 1973.
KIM, James S. Research and the Reading Wars. In: HESS, Frederick M. When Research Matters: How Scholarship
Influences Education Policy. Harvard EducationPublishingGroup. Cambridge. MA, 2008.
LUBIENSKI, Christopher. Privatising form or function? Equity, outcomes and influence in American charter
schools. Oxford Review of Education,39:4,498-13, 2013.
PERES, Eliane. Influências do pensamento norte-americano na produção de cartilhas para o ensino da leitura
e da escrita no Rio Grande do Sul na década de 1960. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel
Cristina Alves da Silva (Org.). História do ensino de leitura e escrita, métodos e material didático. Marília: Unesp,
p. 93-120.
PERES, Eliane. ‘A produção da crença’: políticas de alfabetização no Brasil na última década (2006-2016). In:
Marília Andrade Torales Campos & Monica Ribeiro da Silva. (Org.). Educação, Movimentos Sociais e Políticas
Governamentais. 1ed.Curitiba: ApprisEditora, 2017, v. 1, p. 29-43.
TEKS (Texas Essential Knowledge and Skills).English Language Arts and Reading, Kindergarten, Adopted 2017.
State Board of Education, Austin, TX. Disponívelemhttps://tea.texas.gov/index2.aspx?id=6148. Acesso em06,
Jun, 2019.
VENEZKY, Richard L. A History of the American Reading Textbook. The Elementary School Journal, Vol. 87, No.
, Special Issue: The Basal Reader in American Reading Instruction (Jan., 1987), pp. 246-265. Published by:
The University of Chicago Press Stable URL: https://www.jstor.org/stable/1001175. Accessed: 11-11-2018 03:22
UTC.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepté en 2020-10-15
Publié dans 2020-12-03