REFLEXÕES SOBRE DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS ACERCA DO TRABALHO COM GÊNEROS DISCURSIVOS

Autores

  • Telma Ferraz Leal UFPE
  • Joselmo Santos de Santana UFPE

Palavras-chave:

Currículo. Língua Portuguesa. Documentos curriculares. Gêneros discursivos, alfabetização.

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar a influência da abordagem bakhtiniana sobre propostas curriculares brasileiras, por meio de análise de conteúdo de 26 documentos elaborados na primeira década deste século. Foi constatado que há menção ao trabalho com diversidade textual em 25 documentos, sendo a palavra gênero citada em 96% dos documentos. Predominam, nos textos, orientações de que é necessário contemplar aspectos sociodiscursivos (96,15% dos documentos). Os aspectos composicionais (73,15%) e os relativos ao uso de recursos linguísticos (69.23%) são menos frequentes. Concluiu-se que há grande influência da abordagem bakhtiniana nos documentos, embora em muitos deles os pressupostos básicos dessa perspectiva teórica sejam explicitados de modo incipiente.

Palavras-chave: Currículo. Língua Portuguesa. Documentos curriculares. Gêneros discursivos, alfabetização.

 

Abstract

This study aimed to investigate the influence of Bakhtin's approach to Brazilian curricular proposals on the basis of the content analysis of 26 documents produced in the first decade of this century. It was found that 25 documents mention the work with textual diversity and 96% of them quoted the word “genre”. Also, 96.15% of the documents emphasise the need to address sociodiscursive aspects of the texts. The compositional aspects (73.15%) and the use of linguistic resources (69.23%) are less frequent. It was concluded that there is great influence of Bakhtin's approach in the documents. However, in many of them the basic assumptions of this theoretical perspective are underdeveloped.

Keywords: Curriculum. Portuguese Language. Curriculum proposals. Discursive genres, literacy.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Leal, T. F., & Santana, J. S. de. (2015). REFLEXÕES SOBRE DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS ACERCA DO TRABALHO COM GÊNEROS DISCURSIVOS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(1). Recuperado de https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/45

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2015-06-29
Aceito em 2015-06-29
Publicado em 2015-06-29