A MULTIMODALIDADE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM GÊNERO CANTIGA
ENTRE O IMPRESSO E O DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2020459Palavras-chave:
Multimodalidade, Multiletramentos, Sequência DidáticaResumo
O texto objetiva analisar os efeitos de práticas com textos impressos e digitais no processo de aquisição da escrita e a relação com a multimodalidade textual. Optou-se pela pesquisa de campo, a partir da aplicação de atividades com crianças do 3. ano do Ensino Fundamental. A pesquisa apoia-se nos estudos de Dolz e Schneuwly no campo da sequência didática, Marcushi sobre os gêneros escolares, Street, Barton e Hamilton e Soares que exploram os letramentos como fenômenos sociais, Rojo que amplia os estudos sobre os multiletramentos, Coscarelli sobre o letramento digital. Como efeitos da multimodalidade textual tem-se a ampliação do léxico, a interação entre as crianças e o processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se que a questão do letramento escolar como forma institucionalizada de ensino e que o conhecimento do gênero textual que perpassa por questões dos multiletramentos.
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Aceito em 2020-11-02
Publicado em 2020-12-03