ENTRE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. O QUE FAZ A PROFESSORA?

Autores

  • Andhiara Leal Antunes Oliveira Abalf
  • Maria Elizabete Souza Couto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022518

Palavras-chave:

Concepção de alfabetização. Prática de pedagógica. Alfabetização.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida numa escola pública do extremo sul da Bahia, com uma professora e seus alunos na alfabetização, com o objetivo de identificar a concepção de alfabetização que fundamenta a prática da professora alfabetizadora e como se relaciona com a concepção das atividades desenvolvidas em sala de aula. Os dados foram coletados a partir de entrevista, observação das aulas de Língua Portuguesa e analisados a partir do Paradigma Indiciário. Foi possível perceber que a professora organizava sua prática pedagógica, nas aulas de Língua Portuguesa, ora pautada nos métodos, ora no paradigma construtivista, mas ainda precisa avançar nos elementos discursivos e argumentativos para que o texto favoreça ao aluno/leitor as aprendizagens das convenções da escrita.

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Biografia do Autor

Maria Elizabete Souza Couto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

Possui graduação em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna / FESPI (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é estatutária - professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz, Professora credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e no Programa de pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE). Tem experiência na área de Educação, ensino, pesquisa e extensão com ênfase em formação e desenvolvimento profissional de professores, aprendizagem da docência, tecnologias educacionais educação a distância e alfabetização.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Leal Antunes Oliveira, A., & Souza Couto, M. E. . (2022). ENTRE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. O QUE FAZ A PROFESSORA?. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022518

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2021-06-28
Aceito em 2022-06-22
Publicado em 2022-07-05