A A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA EM 2019 NO BRASIL

IMPACTOS PARA O SISTEMA EDUCACIONAL

Autores

  • Jorge Antonio Lima de Jesus PPGEB/NEB/UFPA
  • Celita Maria Paes de Sousa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022571

Palavras-chave:

Alfabetização no Brasil. Políticas Educacionais. Política Nacional de Alfabetização. PNA 2019.

Resumo

Este artigo buscou refletir sobre as implicações ocasionadas pela Política Nacional de Alfabetização – PNA (BRASIL, 2019), a partir da premissa em adotar um método sistemático e único de alfabetização, com base nas “evidências científicas”. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, a partir da revisão bibliográfica e documental, realizada nos diretórios da CAPES, SciELO e da Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf. Apresenta-se a relação entre política de alfabetização e a concepção de alfabetização que norteia o documento. Conclui-se que a implementação deste método de alfabetização com características científicas pouco ou nada conhecidas pelos alfabetizadores e pesquisadores deste tema no país; além de não levar em conta a trajetória já vivenciada na Educação Brasileira, bem como o letramento destes sujeitos, o que coaduna para um retrocesso ao modelo cartesiano de alfabetização.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Jesus, J. A. L. de ., & Sousa, C. M. P. de . (2022). A A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA EM 2019 NO BRASIL: IMPACTOS PARA O SISTEMA EDUCACIONAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022571

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-01-28
Aceito em 2022-12-06
Publicado em 2022-12-31