A A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA EM 2019 NO BRASIL
IMPACTOS PARA O SISTEMA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022571Palabras clave:
Alfabetização no Brasil. Políticas Educacionais. Política Nacional de Alfabetização. PNA 2019.Resumen
Este artigo buscou refletir sobre as implicações ocasionadas pela Política Nacional de Alfabetização – PNA (BRASIL, 2019), a partir da premissa em adotar um método sistemático e único de alfabetização, com base nas “evidências científicas”. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, a partir da revisão bibliográfica e documental, realizada nos diretórios da CAPES, SciELO e da Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf. Apresenta-se a relação entre política de alfabetização e a concepção de alfabetização que norteia o documento. Conclui-se que a implementação deste método de alfabetização com características científicas pouco ou nada conhecidas pelos alfabetizadores e pesquisadores deste tema no país; além de não levar em conta a trajetória já vivenciada na Educação Brasileira, bem como o letramento destes sujeitos, o que coaduna para um retrocesso ao modelo cartesiano de alfabetização.
Métricas
Citas
AGÊNCIA BRASIL. Mais de 50% dos alunos do 3º ano têm nível insuficiente em leitura e matemática Publicado em 25/10/2017 - 14:23 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil. Edição: Carolina Pimentel - Brasília. 2017. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-10/mais-de-50-dos-alunos-do-3o-ano-tem-nivel-insuficiente-em-leitura-e >. acesso em: 16.05.2021.
APPLE, M. Ideologia e Currículo. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. . Tradutores: Maria João Sara dos Santos e Telmo Moutinho Baptista. Editora: Porto Editora, CODEX – PORTUGAL, Ano: 1994
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, Imprensa Oficial, 1988.
_______. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 01.03.2021.
_______. Lei No 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação (PNE) Ano: 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 09/04/2021.
_______. Decreto Nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6094.htm>. Acesso em: 02.04.2021.
_______. Resolução CD/FNDE Nº 24, de 16 de agosto de 2010 - Pró-Letramento. Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes dos programas de formação inicial e continuada de professores e demais profissionais de educação, implementados pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e pagas pelo FNDE. Disponível em: <https://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-24-2010_113146.html>. Acesso em: 02.04.2021.
_______. Resolução CNE/CEB Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/concurso_2013/PDFs/resol_federal_07_10.pdf>. Acesso em: 02.04.2021.
_______. Portaria Nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Disponível em: <http://www.crmcovas.sp.gov._2013/PDFs/resol_federal_07_10.pdf>. Acesso em: 02.04.2021.
________. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.- Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/antoniomauricio/files/2017/11/0_Apresenta%C3%A7ao_pg001-072.pdf>. Acesso em: 02.04.2021.
_______. Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/diarios/72231507/dou-edicaoextra-secao-1-26-06-2014-pg-1>. Acesso em: 22.03. 2021.
_______. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. MEC/SEC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 12.03.2021.
_______. Portaria nº 331, de 5 de abril de 2018. Institui o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular - ProBNCC e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para sua implementação. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/PORTARIA331DE5DEABRILDE2018.pdf>. Acesso em: 12.03.2021.
_______. Portaria Nº 142, de 22 de fevereiro de 2018. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. DOU de 23/02/2018 (nº 37, Seção 1, pág. 54). Institui o Programa Mais Alfabetização, que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Disponível em: <http://www.portalmec_//proces_sel/portaria_142__mais_alfabetizao.pdf>. Acesso em: 12.03.2021.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA – Política Nacional de Alfabetização 2019. Brasília: MEC, SEALF, 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_final.pdf>. Acesso em: 09/06/2020.
_______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Analfabetismo cai em 2017, mas segue acima da meta para 2015. Disponível em: <>. Acesso em: 16.10.2020.
BRAZ, M. O golpe nas ilusões democráticas e a ascensão do conservadorismo reacionário. Rev. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 128, p. 85-103, jan./abr. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n128/0101-6628-sssoc-128-0085.pdf>. Acesso em: 16.05.2021.
CURY, C. R. J. A Educação Básica Como Direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf>. Acesso em: 02/06/2021.
FERREIRA, C. R. G.; MACHADO, R. T. S. Alfabetização e Letramento: Algumas Concepções sob o Olhar de Orientadoras de Estudo do PNAIC. Anais X ANPED SUL. Florianópolis – SC, 20104. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/ >. Acesso em; 31.05.2021.
FERREIRO, E. Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.
FERRARO, A. R. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.
GADOTTI, M. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: UNESCO, 1996.
GUISSO, T. G. E. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as Suas
Implicações na Prática Pedagógica dos Professores
Alfabetizadores. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Fronteira Sul. Campus Erechim. Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE. Ano: 2017. Disponível em: <https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1823>. Acesso em: 05.05.2021.
HADDAD, S. (Org.) Banco Mundial, OMC, E FMI: o impacto nas políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa v.46 n.159 p.38-62 jan./mar. 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/v46n159/1980-5314-cp-46-159-00038>. Acesso em: 02/06/2021.
MACIEL, F. I. P . Política Nacional de Alfabetização é analisada em II Fórum Mineiro de Alfabetização. Anais do II Fórum Mineiro de Alfabetização. Faculdade de Educação da UFMG no dia 3 de dezembro de 2019. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/politica-nacional-de-alfabetizacao-e-analisada-em-ii-forum-mineiro-de-alfabetizacao.html>. Acesso em: 03.04.2021.
MORTATTI, M. do R. L. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Rev. Bras. de Educação, v. 15, n. 44, p. 329-410, maio/ago. 2010.
_______. A “Política Nacional de Alfabetização” (BRASIL, 2019): Uma “Guinada” (Ideo) Metodológica para trás e pela Direita. Revista Brasileira de Alfabetização - ABAlf | ISSN: 2446-8584. Belo Horizonte, MG | v. 1 | n. 10 (Edição Especial) | p. 26-31 | jul./dez. 2019 Disponível em: <http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/18>. Acesso em: 20.03.2021.
PIAGET, J. Teorias da linguagem teorias da aprendizagem. Lisboa: 70, 1987.
REINERT, M. Alceste une methodologie d’analyse des donnes textuelles et une application: aurelia de Gerard de Nerval. Bulletin de méthodologie sociologique, n.26, p.24-54, mar. 1990.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22a ed. São Paulo : Cortez, 2002.
SHIROMA, E.; SANTOS, F. A. Slogans para a construção do consentimento ativo. In: EVANGELISTA, O (org.). O que revelam os slogans da política educacional. Araraquara/SP: Junqueira-Marin, 2014.
SILVA, A. A.; SCAFF, E. S.; JACOMINI, M. A. Políticas públicas e educação: o legado da ANPED para a construção da área no período 2000-2009. In: Anais da 33ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu – MG, 2010.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
_______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Revista Brasileira de Educação no.25 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002>. Acesso em: 15.04.2021.
_______. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo. Contexto, 2016.
SOUZA, E. F. de et al. As dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização de crianças que não obtiveram êxito na apropriação da leitura e da escrita: um estudo de caso. Rev. Pedagogia em Ação, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 47- 53, abr. 2009.
TEIXEIRA, E. C. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Revista AATR, 2002. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/57253448/03- Aatr-Pp-Papel-Politicas-Publicas>. Acesso em: 21.04.2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2022-12-06
Publicado 2022-12-31