POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL, HOJE
PRECISAMOS CONTINUAR RESISTINDO E APRENDENDO COM PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022584Palavras-chave:
Alfabetização, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, BNCC, Política Nacional de Alfabetização, Paulo FreireResumo
Fazemos uma análise crítica do que temos vivido em nosso país, nas últimas décadas, no campo da alfabetização. Revisamos as principais conquistas, que realizamos entre 2003 e 2016, e que culminaram em políticas públicas democráticas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Em seguida analisamos lacunas e problemas no novo documento curricular nacional (a BNCC), aprovada sem debate público. Finalmente examinamos como a Política Nacional de Alfabetização (2019) que quer impor o método fônico, parte de falsas premissas científicas e produz péssimos materiais didáticos e de formação de professores. Inspirados em Paulo Freire, conclamamos os educadores a resistir a essa atual combinação de autoritarismo, privatização e tratamento das escolas como empresas.
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Aceito em 2022-03-24
Publicado em 2022-03-24