AS CRIANÇAS E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
CONSENSOS E DISSENSOS NOS CAMPOS DA ALFABETIZAÇÃO E DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022585Palavras-chave:
Educação Infantil, Alfabetização, Leitura e Escrita, Anos iniciais do Ensino FundamentalResumo
O debate sobre Educação Infantil e alfabetização, durante décadas, rendeu-se a uma falsa questão: deve-se ou não alfabetizar na pré-escola? Mais recentemente, a produção acadêmica sobre o tema, documentos oficiais e as práticas pedagógicas vinham superando essa visão dicotômica e vislumbrando um trabalho com a linguagem escrita capaz de respeitar as especificidades da primeira infância. A Política Nacional de Alfabetização – PNA (2019) retrocedeu ao definir Educação Infantil como etapa preparatória para o Ensino Fundamental. Neste ensaio, advogamos que somente uma relação solidária, e não de sujeição, entre as duas etapas, garantirá trajetórias escolares exitosas, respeitosas com as crianças e suas infâncias e com seu direito de participar ativamente das culturas do escrito
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Aceito em 2022-03-24
Publicado em 2022-03-24