AS CRIANÇAS E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA

CONSENSOS E DISSENSOS NOS CAMPOS DA ALFABETIZAÇÃO E DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Mônica Correia Baptista UFMG

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022585

Palavras-chave:

Educação Infantil, Alfabetização, Leitura e Escrita, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O debate sobre Educação Infantil e alfabetização, durante décadas, rendeu-se a uma falsa questão: deve-se ou não alfabetizar na pré-escola? Mais recentemente, a produção acadêmica sobre o tema, documentos oficiais e as práticas pedagógicas vinham superando essa visão dicotômica e vislumbrando um trabalho com a linguagem escrita capaz de respeitar as especificidades da primeira infância. A Política Nacional de Alfabetização – PNA (2019) retrocedeu ao definir Educação Infantil como etapa preparatória para o Ensino Fundamental. Neste ensaio, advogamos que somente uma relação solidária, e não de sujeição, entre as duas etapas, garantirá trajetórias escolares exitosas, respeitosas com as crianças e suas infâncias e com seu direito de participar ativamente das culturas do escrito

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Baptista, M. C. (2022). AS CRIANÇAS E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: CONSENSOS E DISSENSOS NOS CAMPOS DA ALFABETIZAÇÃO E DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (16), 15–32. https://doi.org/10.47249/rba2022585

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-03-24
Aceito em 2022-03-24
Publicado em 2022-03-24