DO QUE APRENDEMOS AO QUE COMBATEMOS

DEZ MITOS DA ALFABETIZAÇÃO QUE PRECISAM SER DERRUBADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022588

Palavras-chave:

Alfabetização, História, Política

Resumo

O presente texto é um ensaio cujo objetivo principal é problematizar a atual política de alfabetização no Brasil. Para tanto, apresentam-se, primeiro, algumas premissas e perspectivas que ancoram as discussões, fundamentalmente a ideia da alfabetização na sua relação com a soberania nacional, a justiça social e os direitos humanos. Na segunda seção, discute-se a alfabetização baseada em evidências históricas, tecendo considerações gerais em torno da importância da história para compreensão da alfabetização na atualidade e apresentando as aprendizagens disso decorrentes. Por fim, na terceira e última seção, elencam-se dez mitos da alfabetização da atualidade que precisam ser derrubados.

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Peres, E. T. (2022). DO QUE APRENDEMOS AO QUE COMBATEMOS: DEZ MITOS DA ALFABETIZAÇÃO QUE PRECISAM SER DERRUBADOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (16), 164–171. https://doi.org/10.47249/rba2022588

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-03-24
Aceito em 2022-03-24
Publicado em 2022-03-24