DO QUE APRENDEMOS AO QUE COMBATEMOS
DEZ MITOS DA ALFABETIZAÇÃO QUE PRECISAM SER DERRUBADOS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022588Palavras-chave:
Alfabetização, História, PolíticaResumo
O presente texto é um ensaio cujo objetivo principal é problematizar a atual política de alfabetização no Brasil. Para tanto, apresentam-se, primeiro, algumas premissas e perspectivas que ancoram as discussões, fundamentalmente a ideia da alfabetização na sua relação com a soberania nacional, a justiça social e os direitos humanos. Na segunda seção, discute-se a alfabetização baseada em evidências históricas, tecendo considerações gerais em torno da importância da história para compreensão da alfabetização na atualidade e apresentando as aprendizagens disso decorrentes. Por fim, na terceira e última seção, elencam-se dez mitos da alfabetização da atualidade que precisam ser derrubados.
Métricas
Referências
ESCOLANO BENITO, Augustín. A escola como cultura: experiência, memória, arqueologia. Tradução de Heloísa
Helena Pinta Rocha e Vera Lucia Gaspar da Silva. Campinas, SP: Alínea, 2017.
FERRARO, Alceu R. Alfabetização no Brasil: problema mal compreendido, problema mal resolvido. In: MORTATTI,
M. R. L.; FRADE, I. C. A. S. (Org.). Alfabetização e seus sentidos. O que sabemos, fazemos e queremos?. 1. ed.
Marília, São Paulo: Oficina Universitária, Editora UNESP, 2014, v. 1, p. 65-90.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, Editora
Autores Associados, 1983 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).
GARDEL, Stênio. A palavra que resta. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/
Secretaria de Alfabetização. – Brasília : MEC, SEALF, 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Secretaria de Alfabetização – Sealf. Relatório Nacional de Alfabetização
Baseada em Evidências. – Brasília, DF: MEC/Sealf, 2020.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CONSTITUIÇÃO FEDERAL. (Texto promulgado em 05/10/1988).
Disponível em https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_05.10.1988/CON1988.asp Acesso
em 30 Ago 2021.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2022-03-24
Publicado em 2022-03-24