DO QUE APRENDEMOS AO QUE COMBATEMOS

DEZ MITOS DA ALFABETIZAÇÃO QUE PRECISAM SER DERRUBADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022588

Palavras-chave:

Alfabetização, História, Política

Resumo

O presente texto é um ensaio cujo objetivo principal é problematizar a atual política de alfabetização no Brasil. Para tanto, apresentam-se, primeiro, algumas premissas e perspectivas que ancoram as discussões, fundamentalmente a ideia da alfabetização na sua relação com a soberania nacional, a justiça social e os direitos humanos. Na segunda seção, discute-se a alfabetização baseada em evidências históricas, tecendo considerações gerais em torno da importância da história para compreensão da alfabetização na atualidade e apresentando as aprendizagens disso decorrentes. Por fim, na terceira e última seção, elencam-se dez mitos da alfabetização da atualidade que precisam ser derrubados.

Referências

ESCOLANO BENITO, Augustín. A escola como cultura: experiência, memória, arqueologia. Tradução de Heloísa

Helena Pinta Rocha e Vera Lucia Gaspar da Silva. Campinas, SP: Alínea, 2017.

FERRARO, Alceu R. Alfabetização no Brasil: problema mal compreendido, problema mal resolvido. In: MORTATTI,

M. R. L.; FRADE, I. C. A. S. (Org.). Alfabetização e seus sentidos. O que sabemos, fazemos e queremos?. 1. ed.

Marília, São Paulo: Oficina Universitária, Editora UNESP, 2014, v. 1, p. 65-90.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, Editora

Autores Associados, 1983 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

GARDEL, Stênio. A palavra que resta. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/

Secretaria de Alfabetização. – Brasília : MEC, SEALF, 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Secretaria de Alfabetização – Sealf. Relatório Nacional de Alfabetização

Baseada em Evidências. – Brasília, DF: MEC/Sealf, 2020.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CONSTITUIÇÃO FEDERAL. (Texto promulgado em 05/10/1988).

Disponível em https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_05.10.1988/CON1988.asp Acesso

em 30 Ago 2021.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2002.

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Peres, E. T. (2022). DO QUE APRENDEMOS AO QUE COMBATEMOS: DEZ MITOS DA ALFABETIZAÇÃO QUE PRECISAM SER DERRUBADOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (16), 164-171. https://doi.org/10.47249/rba2022588

Edição

Seção

ARTIGOS