UM OLHAR SOBRE PROCESSOS E DESAFIOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS DA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022591Palavras-chave:
Alfabetização, Cultura manuscrita, cultura impressa, cultural digitalResumo
No texto são tratados desafios históricos e contemporâneos relacionados à alfabetização. Na dimensão histórica, são problematizados alguns fatores extraescolares que explicam a difusão da alfabetização nos países ocidentais e alguns elementos que permitem considerar a relação entre alfabetização e sociedade, no Brasil. Na dimensão contemporânea, discutem-se a permanência de desafios históricos para alfabetizar, a necessidade de pensar a alfabetização em contextos culturais e históricos que envolvem tecnologias disponíveis em cada tempo, assim como alguns desafios da cultura escrita digital para a compreensão de mudanças e permanências na cultura escrita. Integram esses desafios o uso dos suportes, a disseminação de outros sistemas semióticos e a necessidade de estratégias para trazer, para o repertório dos alfabetizandos, a cultura manuscrita e a cultura impressa herdadas, bem como a cultura escrita digital.
Métricas
Referências
ARAUJO, Mônica Daisy Vieira, FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva, COSCARELLI, Carla Viana Multimodalidade:
aproximações conceituais, produções infantis e propostas pedagógicas no processo de alfabetização. Revista
Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 4-25, 3 dez. 2020.
BOKOVA, Irina. A alfabetização em um mundo digital – Mensagem da UNESCO por ocasião do Dia Internacional
da Alfabetização. Site da UNESCO. Set. 2017. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/rio-20/single-view/
news/literacy_in_a_digital_world_unesco_message_on_the_occasion/. Acesso em: 08 out. 2021.
CASTILLO GÓMEZ, Antonio. Historia da la cultura escrita. Ideas para el debate. Revista Brasileira de História da
Educação, Campinas, v. 5, p. 93-124, jan./jun. 2003.
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita. História e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CHARTIER, Anne-Marie. 1980-2010: trinta anos de pesquisas sobre a história do ensino de leitura. Que balanço?
In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo. (Org.) Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo:
Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p. 49-67.
CHARTIER, Anne-Marie. Os três modelos da leitura entre os séculos XVI e XXI: como as práticas sociais
transformam os métodos de ensino. Rev. bras. hist. educ., Maringá, v. 16, n. 1 (40), p. 275-295, jan./abr. 2016.
CHARTIER, Roger. Os Desafios da escrita. Trad. Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: UNESP, 2002.
FERRARO, Alceu Ravanello. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
FERREIRO, Emilia. Passado e presente dos verbos ler e escrever. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Alfabetização digital: problematização do conceito e possíveis relações
com a pedagogia e com aprendizagem inicial do sistema de escrita. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana
Elisa. (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. História da Alfabetização e da cultura escrita. Discutindo uma trajetória de
pesquisa. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo. (Org.). Alfabetização no Brasil. Uma história de sua história.
São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p 177-199.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; GLÓRIA, Julianna Silva, ARAÚJO; Mônica Daisy Vieira. Cultura escrita
digital. Como alfabetizandos leem e escrevem em ambientes digitais. In: BERTOLDO, Sandra Regina Franciscatto;
CARDOSO, Cancionila Janskovski; RODRIGO, Silvia de Fátima Pilegi; FERRARINI, Anabela Rute Kohlmann
Ferrarini. (Org.) Diálogos emergentes. Reflexões sobre alfabetização e letramento. Cuiabá: EdUFMT, 2021.
FRAGO, Antonio Viñao. Del periódico a Internet. Leer y escribir en los siglos XIX e XX. In: GÓMEZ, Antonio
Castillo. (Org.) Historia de la cultura escrita: del Próximo Oriente Antiguo a la sociedad informatizada. Gijón:
Trea, 2010.
FRAGO, Antonio Viñao. Do analfabetismo à alfabetização: análise de uma mutação antropológica e historiográfica.
In: FRAGO, Antonio Vinão. Alfabetização na sociedade e na história: vozes, palavras e textos. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1993. p. 29-68.
GALVÃO, Ana Maria; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Cultura escrita em Minas Gerais nas primeiras
décadas republicanas. In: CARVALHO, Carlos Henrique; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. (Org.) História
Geral da Educação em Minas Gerais: da colônia à República. Uberlândia: EdUFU, 2019.
GRAFF, Harvey J. O mito do alfabetismo. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 30-64, 1990.
KRESS, Gunther. Alfabetismo en la era de los nuevos medios de comunicación. Málaga: Ediciones Aljibe, 2005.
MORO, Roberta Gerling. Chomp, de Christoph Niemann: recriando narrativas digitais. Revista Brasileira de
Alfabetização, Belo Horizonte, v. 1, n. 8, p. 110-135, jul./dez. 2018.
PEREIRA, Íris Suzana Pires. Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital. Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v. 1, n. 8, p. 15-32, jul./dez. 2018.
PETRUCCI, Armando. Para la historia del alfabetismo y de la cultura escrita: métodos, materiales y problemas.
In: PETRUCCI, Armando. Alfabetismo, escritura, sociedad. Barcelona: Gedisa Editorial, 1999.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade,
Campinas, v.23, n. 81, p.143-162, dez. 2002.
SOARES, Magda Becker. As muitas facetas da alfabetização. In: SOARES, Magda Becker. Alfabetização e
letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, abr.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002&lng=
en&nrm=iso. Acesso em 9 out. 2020.
VASCONCELLOS, Rebecca Schirmer. Práticas multimodais no aplicativo WhatsApp: apropriação da cultura
escrita digital por crianças em processo de alfabetização. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de
Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2022-03-24
Publicado em 2022-03-24