A LOOK ON LITERACY HISTORIC AND CONTEMPORARY PROCESSES AND CHALLENGES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022591Keywords:
Literacy, Handwritten culture, print culture, digital cultureAbstract
In the text, we discuss the historic and contemporary challenges regarding literacy. In the historic dimension, we problematize some out-of-school factors that explain the dissemination of literacy in Western countries and some elements that allow us to consider the relation between literacy and society in Brazil. In the contemporary dimension, we discuss the continuation of historic challenges to teach how to read and write, the need to think literacy in cultural and historic context involving the available technologies in each time. Furthermore, we consider some challenges of digital written culture to understand the changes and permanence of written culture, such as the use of supports; the dissemination of other semiotic systems; and the challenges to incorporate in the repertoire of those learning how to read and write the inherited manuscript and written culture, as well as digital written culture.
Metrics
References
ARAUJO, Mônica Daisy Vieira, FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva, COSCARELLI, Carla Viana Multimodalidade:
aproximações conceituais, produções infantis e propostas pedagógicas no processo de alfabetização. Revista
Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 4-25, 3 dez. 2020.
BOKOVA, Irina. A alfabetização em um mundo digital – Mensagem da UNESCO por ocasião do Dia Internacional
da Alfabetização. Site da UNESCO. Set. 2017. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/rio-20/single-view/
news/literacy_in_a_digital_world_unesco_message_on_the_occasion/. Acesso em: 08 out. 2021.
CASTILLO GÓMEZ, Antonio. Historia da la cultura escrita. Ideas para el debate. Revista Brasileira de História da
Educação, Campinas, v. 5, p. 93-124, jan./jun. 2003.
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita. História e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CHARTIER, Anne-Marie. 1980-2010: trinta anos de pesquisas sobre a história do ensino de leitura. Que balanço?
In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo. (Org.) Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo:
Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p. 49-67.
CHARTIER, Anne-Marie. Os três modelos da leitura entre os séculos XVI e XXI: como as práticas sociais
transformam os métodos de ensino. Rev. bras. hist. educ., Maringá, v. 16, n. 1 (40), p. 275-295, jan./abr. 2016.
CHARTIER, Roger. Os Desafios da escrita. Trad. Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: UNESP, 2002.
FERRARO, Alceu Ravanello. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
FERREIRO, Emilia. Passado e presente dos verbos ler e escrever. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Alfabetização digital: problematização do conceito e possíveis relações
com a pedagogia e com aprendizagem inicial do sistema de escrita. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana
Elisa. (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. História da Alfabetização e da cultura escrita. Discutindo uma trajetória de
pesquisa. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo. (Org.). Alfabetização no Brasil. Uma história de sua história.
São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p 177-199.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; GLÓRIA, Julianna Silva, ARAÚJO; Mônica Daisy Vieira. Cultura escrita
digital. Como alfabetizandos leem e escrevem em ambientes digitais. In: BERTOLDO, Sandra Regina Franciscatto;
CARDOSO, Cancionila Janskovski; RODRIGO, Silvia de Fátima Pilegi; FERRARINI, Anabela Rute Kohlmann
Ferrarini. (Org.) Diálogos emergentes. Reflexões sobre alfabetização e letramento. Cuiabá: EdUFMT, 2021.
FRAGO, Antonio Viñao. Del periódico a Internet. Leer y escribir en los siglos XIX e XX. In: GÓMEZ, Antonio
Castillo. (Org.) Historia de la cultura escrita: del Próximo Oriente Antiguo a la sociedad informatizada. Gijón:
Trea, 2010.
FRAGO, Antonio Viñao. Do analfabetismo à alfabetização: análise de uma mutação antropológica e historiográfica.
In: FRAGO, Antonio Vinão. Alfabetização na sociedade e na história: vozes, palavras e textos. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1993. p. 29-68.
GALVÃO, Ana Maria; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Cultura escrita em Minas Gerais nas primeiras
décadas republicanas. In: CARVALHO, Carlos Henrique; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. (Org.) História
Geral da Educação em Minas Gerais: da colônia à República. Uberlândia: EdUFU, 2019.
GRAFF, Harvey J. O mito do alfabetismo. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 30-64, 1990.
KRESS, Gunther. Alfabetismo en la era de los nuevos medios de comunicación. Málaga: Ediciones Aljibe, 2005.
MORO, Roberta Gerling. Chomp, de Christoph Niemann: recriando narrativas digitais. Revista Brasileira de
Alfabetização, Belo Horizonte, v. 1, n. 8, p. 110-135, jul./dez. 2018.
PEREIRA, Íris Suzana Pires. Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital. Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v. 1, n. 8, p. 15-32, jul./dez. 2018.
PETRUCCI, Armando. Para la historia del alfabetismo y de la cultura escrita: métodos, materiales y problemas.
In: PETRUCCI, Armando. Alfabetismo, escritura, sociedad. Barcelona: Gedisa Editorial, 1999.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade,
Campinas, v.23, n. 81, p.143-162, dez. 2002.
SOARES, Magda Becker. As muitas facetas da alfabetização. In: SOARES, Magda Becker. Alfabetização e
letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, abr.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002&lng=
en&nrm=iso. Acesso em 9 out. 2020.
VASCONCELLOS, Rebecca Schirmer. Práticas multimodais no aplicativo WhatsApp: apropriação da cultura
escrita digital por crianças em processo de alfabetização. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de
Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-03-24
Published 2022-03-24