ATIVIDADES EPILINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
POR UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022593Palavras-chave:
Produção de texto, Alfabetização discursiva, Análise linguística, reescritaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas a relação ensino-aprendizagem da linguagem escrita, a partir de textos produzidos por crianças, em uma turma do ciclo de alfabetização, analisando atividades epilinguísticas realizadas durante o processo de reescrita de seus textos. Tratase de um estudo de caso realizado com crianças de uma turma do 3º ano ciclo de alfabetização. Fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem e nas proposições de Geraldi (2003) em relação ao ensino da língua materna. As autoras apontam que quando as condições de produção são instauradas, as crianças produzem textos e desenvolvem atividades epilinguísticas, na medida que os reescrevem, escolhendo diferentes recursos expressivos, fazendo autocorreções e reelaborações tendo em vista seus projetos discursivos, seus interlocutores e as razões de ser de seus textos
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato. Tradução inédita de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza.
Austin: University of Texas Press, 1993.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terezinha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho.
Ápis: letramento e alfabetização. 3º ano. 2. ed. São Paulo: Ática, 2014.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2000.
CAROSELLI, Bianca. O trabalho com a linguagem escrita em uma turma de alfabetização. 2006. 146 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo,
Vitória, 2006.
COSTA, Dania Monteiro Vieira. A escrita para o outro no processo de alfabetização. 2013. 247 f. Tese (Doutorado
em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória,
COSTA, Mônica Cristina Medici. Produção de textos em uma classe de crianças de cinco anos da educação
infantil. 2012. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação,
Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtiniano. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010b.
GERALDI, João Wanderley. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, João Wanderley; CITELLI, Beatriz
(org.). Aprender e ensinar com textos dos alunos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 17 – 24.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
GERALDI, João Wanderley. Por que práticas de produção de textos, de leitura e de análise linguística? In:
SILVA, Lilian Lopes Martin da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org.).
O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas: Autores Associados, 2014.
p. 207-222.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das
Letras – ALB, 1996.
GÓES, Maria Cecília Rafael de. A criança e a escrita: explorando a dimensão reflexiva do ato de escrever.
In: SMOLKA, Ana Luiza B.; GÓES, Maria Cecília Rafael de (org.). A linguagem e o outro no espaço escolar:
Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2005. p. 99-117.
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2008.
Koch, Ingedore Villaça; Elias, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed., 4ª reimpressão.
São Paulo: Contexto, 2017.
PIFFER, Maristela Gatti. O trabalho com a linguagem escrita na educação infantil. 2006. 375 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo,
Vitória, 2006.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas. Tomo II, 1993.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos
superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Zanette, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba,
Brasil, n. 65, p. 149-166, jul./set. 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).