ATIVIDADES EPILINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

POR UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022593

Palavras-chave:

Produção de texto, Alfabetização discursiva, Análise linguística, reescrita

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas a relação ensino-aprendizagem da linguagem escrita, a partir de textos produzidos por crianças, em uma turma do ciclo de alfabetização, analisando atividades epilinguísticas realizadas durante o processo de reescrita de seus textos. Tratase de um estudo de caso realizado com crianças de uma turma do 3º ano ciclo de alfabetização. Fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem e nas proposições de Geraldi (2003) em relação ao ensino da língua materna. As autoras apontam que quando as condições de produção são instauradas, as crianças produzem textos e desenvolvem atividades epilinguísticas, na medida que os reescrevem, escolhendo diferentes recursos expressivos, fazendo autocorreções e reelaborações tendo em vista seus projetos discursivos, seus interlocutores e as razões de ser de seus textos

Biografia do Autor

Renata Strzepa Potkul, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Mestranda do Programa de mestrado profissional em educação.

Professora do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental.

Membro dos grupos de estudos e pesquisas GEPALP E ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA.

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Potkul, R. S. ., & Costa, D. M. V. (2022). ATIVIDADES EPILINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: POR UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (16), 86-102. https://doi.org/10.47249/rba2022593

Edição

Seção

ARTIGOS