PROFESSORAS BEM SUCEDIDAS
NARRATIVAS DA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES E DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022613Palavras-chave:
Práticas alfabetizadoras, Professor alfabetizador experiente, Narrativas autobiográficasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir como se deu a constituição dos saberes e das práticas pedagógicas bem-sucedidas de três professoras alfabetizadoras, da rede municipal de Ensino de Rondonópolis, Mato Grosso (MT), ao longo do desenvolvimento profissional docente. Essas professoras são experientes e, consideradas bem-sucedidas/referências pelos seus pares, gestores e comunidade escolar. A natureza da pesquisa é qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados as narrativas autobiográficas. Na análise dos dados destaca-se as práticas alfabetizadoras bem-sucedidas e o apoio pedagógico que as professoras realizam com os alunos, considerando que todos têm possibilidade em aprender.
Métricas
Referências
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora LDA, 1994. Porto – Portugal.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013 - (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos).
CONTRERAS; José Domingos. Relatos de experiência, em busca de um saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 14-30, jan./abr. 2016.
CONTRERAS; J.; PÉREZ DE LARA, N. Introducción. In: CONTRERAS; J.; PÉREZ DE LARA, N. F. (Comps). Investigar la experiência educativa. Madrid: MORATA, 2010. p.15-19.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação: Saberes Pedagógicos/ Coordenação Selma Garrido Pimenta).
JOSSO, M. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.
LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. 2011. Disponível em: <https://files.passeidireto.com/d973a209-dd9a-4178-b178-a882002aa9be/bg1.png>. Acesso em: 11 set. 2018.
LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Disponível Pátio On-line Pátio. Porto alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem. Estudos e proposições. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 1996.
MARCELO, C. Los comienzos en la docencia: un profesorado con buenos princípios. Professorado - Revista de Curriculum e Formação de professor. V. 13, Nº 1, p. 1-26, 2009.
MONTEIRO, M. I. Histórias de vida: saberes e práticas de alfabetizadoras bem-sucedidas. 2006. 282f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122007-155302/pt-br.php>. Acesso em: 23 jul. 2017.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
NÓVOA, A. Por que é que não fazemos aquilo que dizemos que é preciso fazer? Anais... IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência - IDEA. Curitiba-PR, 2014.
REALI, A. M. M. R; MIZUKAMI, M. G. N. Desenvolvimento profissional da docência: teorias e práticas. São Carlos: 351 p. 109, EdUFSCar: Editora e Gráfica Vida e Consciência São Paulo, novembro 2012.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade/ 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SARMENTO, M. A vez e a voz dos professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Porto: Porto Editora, 1994.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2ªed. Belo Horizonte: Autêntica,
b.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O Conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Tese de Doutorado. Terra 2004. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10267/1/Tese_Elizeu%20Souza.pdf. Acesso em: 07 jan 2019.
SOUZA, E. C. de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação. Santa Maria | v. 39 | n. 1 | p. 39-50 | jan./abr. 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992.
WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2022-06-18
Publicado em 2022-07-05