Successful teachers: narratives of the constitution of knowledge and literacy practices
NARRATIVAS DA CONSTITUIÇÃO DOS SABERES E DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022613Keywords:
Literacy practices, Experienced literacy teacher, Autobiographical narrativesAbstract
This article aims to present and discuss the establishment of the knowledge and successful pedagogical practices of the three literacy teachers from the Rondonópolis Municipal Education System, from Mato Grosso (MT), throughout the professional development of the teachers. These teachers are experienced and considered successful / a reference by their peers, managers, and the school community. The nature of the research is qualitative, and it has as a data collection instrument the autobiographical narratives. The data analysis highlights the successful literacy practices and pedagogical support that the teachers provide to their students, which considers that everyone has a chance to learn.
Metrics
References
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora LDA, 1994. Porto – Portugal.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013 - (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos).
CONTRERAS; José Domingos. Relatos de experiência, em busca de um saber pedagógico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 14-30, jan./abr. 2016.
CONTRERAS; J.; PÉREZ DE LARA, N. Introducción. In: CONTRERAS; J.; PÉREZ DE LARA, N. F. (Comps). Investigar la experiência educativa. Madrid: MORATA, 2010. p.15-19.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação: Saberes Pedagógicos/ Coordenação Selma Garrido Pimenta).
JOSSO, M. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.
LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. 2011. Disponível em: <https://files.passeidireto.com/d973a209-dd9a-4178-b178-a882002aa9be/bg1.png>. Acesso em: 11 set. 2018.
LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Disponível Pátio On-line Pátio. Porto alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem. Estudos e proposições. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 1996.
MARCELO, C. Los comienzos en la docencia: un profesorado con buenos princípios. Professorado - Revista de Curriculum e Formação de professor. V. 13, Nº 1, p. 1-26, 2009.
MONTEIRO, M. I. Histórias de vida: saberes e práticas de alfabetizadoras bem-sucedidas. 2006. 282f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122007-155302/pt-br.php>. Acesso em: 23 jul. 2017.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
NÓVOA, A. Por que é que não fazemos aquilo que dizemos que é preciso fazer? Anais... IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência - IDEA. Curitiba-PR, 2014.
REALI, A. M. M. R; MIZUKAMI, M. G. N. Desenvolvimento profissional da docência: teorias e práticas. São Carlos: 351 p. 109, EdUFSCar: Editora e Gráfica Vida e Consciência São Paulo, novembro 2012.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade/ 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SARMENTO, M. A vez e a voz dos professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Porto: Porto Editora, 1994.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2ªed. Belo Horizonte: Autêntica,
b.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O Conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Tese de Doutorado. Terra 2004. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10267/1/Tese_Elizeu%20Souza.pdf. Acesso em: 07 jan 2019.
SOUZA, E. C. de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação. Santa Maria | v. 39 | n. 1 | p. 39-50 | jan./abr. 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992.
WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-06-18
Published 2022-07-05