PRÁTICAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO
O TRABALHO COM HABILIDADES DE LEITURA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022620Palavras-chave:
Habilidades de leitura., Avaliação., Alfabetização e Letramento., Leitura.Resumo
Este trabalho discute sobre a leitura nas práticas de alfabetização e letramento e apresenta dados de pesquisa que investigou o desempenho de alunos do terceiro ano, do ensino fundamental I, em habilidades de leitura. O quadro teórico baseou-se Soares (1998), Chartier et al (1996), Colomer e Camps (2002), Ferrarezi e Carvalho (2017) e Carvalho (2018). Os dados foram coletados por meio da aplicação de uma avaliação diagnóstica das habilidades de leitura referenciadas na matriz de Língua Portuguesa da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e analisados por meio de abordagens quanti-qualitativas, com vistas a perceber a proficiência em leitura nos discentes. A pesquisa evidenciou a necessidade um trabalho mais sistematizado de modo a garantir o desenvolvimento da competência leitora.
Métricas
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: MEC. SEB. 2012.
BRASIL. Avaliação nacional da alfabetização (ANA): documento básico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. 2013. 20 p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 26 de abr. de 2022.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1998. 144p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização (PNA). Brasília, DF: MEC-SEALF, 2019. 54 p. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm. Acesso em: 2 nov. 2021.
CARVALHO, Robson Santos. Ensinar a ler, aprender a avaliar: avaliação diagnóstica das habilidades de leitura. 1º ed. São Paulo: Parábola. 2018. 176p.
CHARTIER, Anne-Marie; CLESSE, Christiane; HÉBRARD, Jean. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artmed, 1996. 166p.
COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Artmed, 2002.
FERRAREZI Jr, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: aspectos Cognitivos da Leitura. 8 ed. Campinas: Pontes, 2002.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI. L. Produção textual, análise de gênero e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
ROCCO, Maria Thereza Fraga. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Série Ideias, São Paulo, n. 13, p. 37-42, 1994.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 1º edição 1998.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, v. 23, p. 143-160, 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6º ed. Porto Alegre: ArtMed. 1998. 194p.
SOUZA, Renata Junqueira de et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de letras, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2022-06-18
Publicado em 2022-07-05