PRÁTICAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

O TRABALHO COM HABILIDADES DE LEITURA EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022620

Palavras-chave:

Habilidades de leitura., Avaliação., Alfabetização e Letramento., Leitura.

Resumo

Este trabalho discute sobre a leitura nas práticas de alfabetização e letramento e apresenta dados de pesquisa que investigou o desempenho de alunos do terceiro ano, do ensino fundamental I, em habilidades de leitura. O quadro teórico baseou-se Soares (1998), Chartier et al (1996), Colomer e Camps (2002), Ferrarezi e Carvalho (2017) e Carvalho (2018). Os dados foram coletados por meio da aplicação de uma avaliação diagnóstica das habilidades de leitura referenciadas na matriz de Língua Portuguesa da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e analisados por meio de abordagens quanti-qualitativas, com vistas a perceber a proficiência em leitura nos discentes. A pesquisa evidenciou a necessidade um trabalho mais sistematizado de modo a garantir o desenvolvimento da competência leitora.

Biografia do Autor

Mauriceia Silva de Paula Vieira, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Estudos Linguísticos e Docente do Programa de Pós Graduação em Educaçao - PPGE/UFLA e do Programa de Pós Graduação em Letras - PPGL/UFLA.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Assis, F. C. de A. S., & Vieira, M. S. de P. (2022). PRÁTICAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO: O TRABALHO COM HABILIDADES DE LEITURA EM SALA DE AULA. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022620

Edição

Seção

DOSSIÊ