O ENSINO DE CIÊNCIAS ARTICULADO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022636Palavras-chave:
Science Teaching, Literacy and Lettering, Galperin's TheoryResumo
O objetivo dessa pesquisa foi investigar as contribuições de uma intervenção pedagógica de ciências da natureza estruturada com base na Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin no processo de alfabetização e letramento, tendo em vista a necessidade de criar e analisar espaços formativos efetivos para a consolidação das aprendizagens da língua materna por meio da interface com o ensino de ciências. Para isso foram elaboradas atividades de acordo com as necessidades e características de cada etapa do processo, segundo o referencial teórico adotado. Os resultados obtidos proporcionaram um bom nível de formação dos conceitos e do desenvolvimento da alfabetização e do letramento dos estudantes. Os resultados apontam também para a concretização da interdisciplinaridade no currículo escolar.
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Aceito em 2022-12-14
Publicado em 2022-12-31