O ENSINO DE CIÊNCIAS ARTICULADO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022636

Palavras-chave:

Science Teaching, Literacy and Lettering, Galperin's Theory

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi investigar as contribuições de uma intervenção pedagógica de ciências da natureza estruturada com base na Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin no processo de alfabetização e letramento, tendo em vista a necessidade de criar e analisar espaços formativos efetivos para a consolidação das aprendizagens da língua materna por meio da interface com o ensino de ciências. Para isso foram elaboradas atividades de acordo com as necessidades e características de cada etapa do processo, segundo o referencial teórico adotado. Os resultados obtidos proporcionaram um bom nível de formação dos conceitos e do desenvolvimento da alfabetização e do letramento dos estudantes. Os resultados apontam também para a concretização da interdisciplinaridade no currículo escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Petronildo Bezerra , UFPE

Licenciado em Quimica-UFRPE; Doutor em Educação-UFPE; Pesquisa processos de ensino e aprendizagem com base na Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de Galperin

Emiliana Silva de Lima , Secretaria de Educação de Limoeiro-PE

Licenciada em Pedagogia-UFPE, Mestre em Educação em Ciências e Matemática-UFPE, Professora da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro-PE

Referências

AREIAS, Conceição. Poema dos dentes lavados. In: CARDOSO, Catarina (ilus.). Onde eu meto meu nariz. Livros horizonte, 2003. Disponível em: <https://document.onl/download/link/onde-meto-o-meu-nariz-56eab50db6451>. Acesso em: (20-02-2018).

BARBOSA, Derly. A competência do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento. In: FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. 13a Edição. São Paulo: Cortez, 2013, 76-91 p.

BIZZO, Nélio. Mais ciências no ensino fundamental: metodologia de ensino em foco. 1a Ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2010, 144 p.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado. Parâmetros em ação: Primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental (1ª a 4ª séries). Brasília: 1997.

BRETAS, Angela. A Cárie. 2002. Disponível em: https://historiasinfantil.blogspot.com/2009/04/carie.html Acesso em: (20-02-2018).

COSTALONGA, Elida Maria Fiorot. Alfabetização e ciências sociais na abordagem da pedagogia do texto. Linha d’Água, n.16, p.61-76, set 2003. Disponível em: . Acesso em (03.06.2021).

FREITAS, Mirella de Oliveira. Alfabetização, letramento e interdisciplinaridade: diálogo sobre práticas integradoras. Revista Práticas de Linguagem, v.7, n.1, p.39-55 PNAIC, 2017. Disponível em <https://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/edicoes-2/edicoes/volume-7-n-1-jan-jun-2017-pacto-nacional-pela-alfabetizacao-na-idade-certa-pnaic/> acessado em: (20.05.2021).

GALPERIN, Piotr Yakovlevich. Introducción a la psicologia: um enfoque dialéctico. Edição. Madrid: Plablo de Rio, 1976.160 p.

GALPERIN, P. Ya. Mental Actions as a basis for the formation of thoughts and images. Soviet Psychology, v. 27, n.3, p.45-64, mai-jun 1989a.

GALPERIN, P.Ya. Organization of mental activity and effectiveness of learning. Soviet Psychology, v. 27, n. 3, p.65-82, mai-jun 1989b.

GALPERIN, P. Ya. Stage-by-stage formation as a method of psychological investigation. Journal of Russian and East European Psychology v. 30, n.4, p. 60-80, jul-ago 1992.

KLEIN, Julie Thompson. Ensino Interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 10a Edição, 2005. 109-132 p.

LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 10a Edição, 2005. 45-75 p.

LOPES, Jurema Rosa; VICTER, Eline das Flores; CATARINO, Giselle Faur de Castro Alfabetização: uma reflexão interdisciplinar. Cadernos do Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Anais do XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia: Textos Completos, Rio de Janeiro, v. 21, n.03, t. II p.1587-1599, ago-set, 2017. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xxi_cnlf/cnlf/tomo2.htm>. Acessado em (20.05.2021).

MACHADO, Jeniffer Sabrina; SCHNEIDER, Eduarda Maria. Interdisciplinaridade no ensino de ciências: uma análise das publicações das atas dos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (ENPEC). Revista Valore, [S.l.], v. 6, p. 916-926, jul. 2021. ISSN 2526-043X. Disponível em: <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/949/728> Acesso em: (11 08. 2022).

MIGUEL, José Carlos. Alfabetização Matemática: implicações pedagógicas Disponível em: Acesso em 30.05.2021

MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de (Org.); LEAL, Telma Ferraz(Org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. 1a Ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005. 168 p.

NUÑEZ, Isauro Beltrán; Vygotsky – Leontiev – Galperin: Formação de Conceitos e princípios didáticos. 1a Ed. Brasília: Liber Livro, 2009. 216 p.

OLIVEIRA, Aline Corrijo.; GONÇALVES, Vanessa Fonseca.; Projeto interdisciplinar - letramentos na escola: textual e científico. Atas do 13 ENAPP-ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS 12 e 13 de abril de 2019 Leiria, Portugal. Disponível em: <https://appform.pt/13ENAPP/c27_Aline.pdf> Acesso em (20.05.2021).

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Cadernos PDE/ Secretaria de Estado da Educação. Curitiba: SEED – Pr., 2018, 37 p.

SOARES, M.; Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Editora Contexto, 2020. 352 p.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

BEZERRA, P., & Silva de Lima , E. . (2022). O ENSINO DE CIÊNCIAS ARTICULADO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR . Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022636

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-08-27
Aceito em 2022-12-14
Publicado em 2022-12-31