SCIENCE TEACHING ARTICULATED WITH LITERACY AND LETTERING IN AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022636Keywords:
Science Teaching, Literacy and Lettering, Galperin's TheoryAbstract
The objective of this research was to investigate the contributions of a pedagogical intervention of science of nature structured based on the Theory of Planned Formation by Stages of Mental Actions and Concepts of P. Ya. Galperin in the literacy and lettering process, with the objective to create and study effective training spaces for the construction of mother tongue learning through the interface with science teaching. For this, activities were designed according to the needs and resources of each stage of the process, according to the process adoption referential. The results provide a good level of concept formation and the development of students' literacy and lettering. The results also points to interdisciplinarity in the school curriculum.
Metrics
References
AREIAS, Conceição. Poema dos dentes lavados. In: CARDOSO, Catarina (ilus.). Onde eu meto meu nariz. Livros horizonte, 2003. Disponível em: <https://document.onl/download/link/onde-meto-o-meu-nariz-56eab50db6451>. Acesso em: (20-02-2018).
BARBOSA, Derly. A competência do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento. In: FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. 13a Edição. São Paulo: Cortez, 2013, 76-91 p.
BIZZO, Nélio. Mais ciências no ensino fundamental: metodologia de ensino em foco. 1a Ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2010, 144 p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado. Parâmetros em ação: Primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental (1ª a 4ª séries). Brasília: 1997.
BRETAS, Angela. A Cárie. 2002. Disponível em: https://historiasinfantil.blogspot.com/2009/04/carie.html Acesso em: (20-02-2018).
COSTALONGA, Elida Maria Fiorot. Alfabetização e ciências sociais na abordagem da pedagogia do texto. Linha d’Água, n.16, p.61-76, set 2003. Disponível em: . Acesso em (03.06.2021).
FREITAS, Mirella de Oliveira. Alfabetização, letramento e interdisciplinaridade: diálogo sobre práticas integradoras. Revista Práticas de Linguagem, v.7, n.1, p.39-55 PNAIC, 2017. Disponível em <https://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/edicoes-2/edicoes/volume-7-n-1-jan-jun-2017-pacto-nacional-pela-alfabetizacao-na-idade-certa-pnaic/> acessado em: (20.05.2021).
GALPERIN, Piotr Yakovlevich. Introducción a la psicologia: um enfoque dialéctico. Edição. Madrid: Plablo de Rio, 1976.160 p.
GALPERIN, P. Ya. Mental Actions as a basis for the formation of thoughts and images. Soviet Psychology, v. 27, n.3, p.45-64, mai-jun 1989a.
GALPERIN, P.Ya. Organization of mental activity and effectiveness of learning. Soviet Psychology, v. 27, n. 3, p.65-82, mai-jun 1989b.
GALPERIN, P. Ya. Stage-by-stage formation as a method of psychological investigation. Journal of Russian and East European Psychology v. 30, n.4, p. 60-80, jul-ago 1992.
KLEIN, Julie Thompson. Ensino Interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 10a Edição, 2005. 109-132 p.
LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 10a Edição, 2005. 45-75 p.
LOPES, Jurema Rosa; VICTER, Eline das Flores; CATARINO, Giselle Faur de Castro Alfabetização: uma reflexão interdisciplinar. Cadernos do Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Anais do XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia: Textos Completos, Rio de Janeiro, v. 21, n.03, t. II p.1587-1599, ago-set, 2017. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xxi_cnlf/cnlf/tomo2.htm>. Acessado em (20.05.2021).
MACHADO, Jeniffer Sabrina; SCHNEIDER, Eduarda Maria. Interdisciplinaridade no ensino de ciências: uma análise das publicações das atas dos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências (ENPEC). Revista Valore, [S.l.], v. 6, p. 916-926, jul. 2021. ISSN 2526-043X. Disponível em: <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/949/728> Acesso em: (11 08. 2022).
MIGUEL, José Carlos. Alfabetização Matemática: implicações pedagógicas Disponível em: Acesso em 30.05.2021
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de (Org.); LEAL, Telma Ferraz(Org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. 1a Ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005. 168 p.
NUÑEZ, Isauro Beltrán; Vygotsky – Leontiev – Galperin: Formação de Conceitos e princípios didáticos. 1a Ed. Brasília: Liber Livro, 2009. 216 p.
OLIVEIRA, Aline Corrijo.; GONÇALVES, Vanessa Fonseca.; Projeto interdisciplinar - letramentos na escola: textual e científico. Atas do 13 ENAPP-ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS 12 e 13 de abril de 2019 Leiria, Portugal. Disponível em: <https://appform.pt/13ENAPP/c27_Aline.pdf> Acesso em (20.05.2021).
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Cadernos PDE/ Secretaria de Estado da Educação. Curitiba: SEED – Pr., 2018, 37 p.
SOARES, M.; Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Editora Contexto, 2020. 352 p.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-12-14
Published 2022-12-31