UMA GRAMÁTICA DE ITALIANO IMPRESSA NO RIO GRANDE DO SUL: APROXIMAÇÕES DA HISTÓRIA DO LIVRO ESCOLAR PRODUZIDO PARA ESCOLAS ITALIANAS (1896)
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022659Palavras-chave:
imigrantes italianos; livro escolar; escolas italianas; cultura material.Resumo
RESUMO: o presente artigo tem como objetivo analisar produção e materialidade de uma gramática de italiano produzida e distribuída para o ensino de italiano nas escolas étnicas no contexto do Rio Grande do Sul. Como corpus documental mobilizado, além de exemplares da gramática, também jornais e relatórios consulares, perscrutados pela análise documental histórica. Situamos o processo migratório entrelaçado com a história da escola para situarmos, na sequência, a análise da Grammatica Italiana per le scuole. Produzida por G. Bizzarri, na obra se informa que emprega o método ‘moderno’ e foi publicado pela editora João Mayer Júnior & Companhia. A gramática foi um dos livros voltados para a escolarização de imigrantes italianos e descendentes, distribuído ao final do século XIX no Rio Grande do Sul.
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Aceito em 2022-12-06
Publicado em 2022-12-31