A PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO:

UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

Autores

  • Emanuel Mateus da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023666

Palavras-chave:

Produção textual. Livro didático. Ensino. Letramento.

Resumo

Muito se discute sobre a situação do ensino no Brasil e, consequentemente, sobre os meios para que tenhamos uma educação de qualidade. Um dos aspectos diretamente relacionados a essa melhoria, a nosso ver, diz  respeito ao letramento e ensino de produção textual na escola. Com o advento do letramento e das considerações acerca do gênero textual/discursivo para o ensino de língua portuguesa as orientações para a prática de ensino passou por modificações, dentre elas, o livro didático. O referido trabalho teve por objetivo analisar as propostas de produção textual presente no livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental, sob a ótica do letramento. Logo, utilizamos como metodologia o estudo qualitativo com viés dedutivo-interpretativo do corpus da pesquisa. Apesar de todos os avanços quanto às discussões sobre o ensino de línguas, o livro didático ainda não trabalha as atividades de produção sob a perspectiva do letramento, necessitando que o docente explicite o uso social do gênero textual ensinado.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Mateus da Silva, E. (2023). A PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: : UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–10. https://doi.org/10.47249/rba2023666

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-12-14
Aceito em 2023-05-31
Publicado em 2023-06-30