LER, ESCREVER E ASSINAR NAS REFORMAS ELEITORAIS DO BRASIL NO SÉCULO XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022668

Palavras-chave:

Analfabetismo, Analfabeto, Lei Saraiva, Reformas eleitorais

Resumo

O artigo analisa como as capacidades de ler, escrever e assinar são apresentadas nas normas eleitorais brasileiras, editadas no século XIX, com o objetivo de compreender o processo de exclusão do direito político das pessoas analfabetas. As principais fontes utilizadas na pesquisa foram a legislação eleitoral e outros documentos, como impressos periódicos e Anais do Parlamento. A análise realizada mostrou que as referidas normas podem ser vistas como resultantes de contradições, disputas e tensões presentes na sociedade brasileira oitocentista, evidenciando que os motivos para a proibição do voto do analfabeto se encontravam além das habilidades postas como critério legal.   

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Teixeira , C. C. A. C., & Galvão , A. M. de O. . (2022). LER, ESCREVER E ASSINAR NAS REFORMAS ELEITORAIS DO BRASIL NO SÉCULO XIX. Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022668

Edição

Seção

DOSSIÊ
Recebido em 2022-12-16
Aceito em 2022-12-16
Publicado em 2022-12-31