BENEDICTO MARIA TOLOSA E A DEFESA DO ENSINO DA LEITURA PELO MÉTODO ANALÍTICO (1894-1923)

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DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022673

Palavras-chave:

Benedicto Maria Tolosa, Ensino da leitura, Método analítico, História da alfabetização

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história da alfabetização no estado de São Paulo, focaliza-se nesse artigo aspectos relativos à atuação de Benedicto Maria Tolosa em defesa do ensino inicial da leitura pelo método analítico. São apresentados aspectos da trajetória profissional desse professor, diretor e inspetor escolar, bem como seus textos publicados em revistas pedagógicas entre 1894 e 1918 e a cartilha de sua autoria, Cartilha de alphabetização, publicada em 1923. As análises permitem compreender o modo como Tolosa atuou em defesa da superioridade da marcha analítica para a alfabetização, tendo ele papel importante na construção de uma nova tradição fundada nas primeiras décadas do século XX em torno da hegemonia desse método como o mais moderno e o mais científico para se ensinar a ler.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Oliveira, F. R. de. (2022). BENEDICTO MARIA TOLOSA E A DEFESA DO ENSINO DA LEITURA PELO MÉTODO ANALÍTICO (1894-1923). Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022673

Edição

Seção

DOSSIÊ
Recebido em 2022-12-31
Aceito em 2022-12-31
Publicado em 2022-12-31