APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
LER E ESCREVER ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX: MÉTODOS, LIVROS E CONCEPÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022674Palavras-chave:
História da alfabetização, Livros escolares, Métodos de ensino, Concepções de alfabetizaçãoResumo
Este dossiê, composto por nove artigos, tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento já acumulado no campo da história da alfabetização no Brasil, ao mesmo tempo em que visa a fomentar as discussões sobre o lugar do trabalho historiográfico nas ciências da educação e nas reflexões sobre métodos, teorias e práticas pedagógicas concernentes ao ensino inicial da leitura e da escrita. É entendimento aqui que o conhecimento sobre a história da alfabetização é indispensável para atuarmos de forma crítica e consciente na construção do futuro, de modo que possamos produzir propostas de reforma escolar, elaborar ferramentas didáticas e formar futuros professores.
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Referências
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Aceito em 2022-12-31
Publicado em 2022-12-31