APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

LER E ESCREVER ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX: MÉTODOS, LIVROS E CONCEPÇÕES

Autores/as

  • Fernando Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5609-550X
  • Cláudia Panizzolo Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022674

Palabras clave:

História da alfabetização, Livros escolares, Métodos de ensino, Concepções de alfabetização

Resumen

Este dossiê, composto por nove artigos, tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento já acumulado no campo da história da alfabetização no Brasil, ao mesmo tempo em que visa a fomentar as discussões sobre o lugar do trabalho historiográfico nas ciências da educação e nas reflexões sobre métodos, teorias e práticas pedagógicas concernentes ao ensino inicial da leitura e da escrita. É entendimento aqui que o conhecimento sobre a história da alfabetização é indispensável para atuarmos de forma crítica e consciente na construção do futuro, de modo que possamos produzir propostas de reforma escolar, elaborar ferramentas didáticas e formar futuros professores.  

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CHARTIER, A. 1980-210: trinta anos de pesquisa sobre história do ensino da leitura. Que balanço? In: MORTATTI, M. R. L. Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa 3: o tempo narrado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Oliveira, F. R. de, & Panizzolo, C. . (2022). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: LER E ESCREVER ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX: MÉTODOS, LIVROS E CONCEPÇÕES. Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022674

Número

Sección

DOSSIÊ
Recibido 2022-12-31
Aceptado 2022-12-31
Publicado 2022-12-31