LITERATURAR A FORMAÇÃO DE PESQUISADORAS-ALFABETIZADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024706

Palavras-chave:

Alfabetização. Literaturar. Escrileituras. Docência.

Resumo

Literaturar a formação de pesquisadoras-alfabetizadoras ocorre no grupo de pesquisa Pedagogia da Diferença. O texto inicia apresentando a Rede de Pesquisadores Escrileituras (CORAZZA, 2011), de onde é retirado o modo de fazer, ou seja, o método de nossas pesquisas, o próprio ato de literaturar (CORAZZA, 2017; MARUJU, 2023). Assim, este método constitui o percurso das quatro pesquisas de dissertações de professoras-alfabetizadoras da região da serra gaúcha. O objetivo deste texto é mostrar como o literaturar constitui parte da experiência da leitura de fruição literária e filosófica na escrita das dissertações das pesquisadoras-alfabetizadoras. Como resultado, afirmamos que as participantes alfabetizadoras do grupo de pesquisa em suas investigações criam um microcombate de fruição filo-literária no território de sua formação quando exercitam o literaturar em suas escritas acadêmicas. 

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Biografia do Autor

Sônia Regina da Luz Matos Matos, UCS

Pesquisadora do PPGEDU/UCS, Professora do PROFOR, Membro da Sociedade Brasileira de Filosofa da Educação (Sofie), Associação Brasileira de Alfabetização (Abralf); Grupo de Pesquisa CNPq: Educação, Filosofia e Multiplicidade Contemporaneidade/UCS) e Observatório de Educação/UCS.
Gestão científica esteve na Coordenação Pibid Institucional-UCS, Pibid Pedagogia-UCS, Linha de Formação de Professores. Formação acadêmica: Estágio. Pós-Doutorado (2016), Université Paris 10 - Nanterre, Laboratório de filosofia, arte e estética. Pós-doutorado em Filosofia, arte e estética (Nanterre 10- Bolsa CNPq), Doutorado em cotutela em Educação (UFRGS) e Sciences de l'Education (Université Lumière Lyon 2), Mestra em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas (PUCRS), Supervisão Escolar e séries iniciais (PUCRS). Especialista em Psicopedagogia. Bolsa de pesquisas internacional: , Bolsa Accueil Rhônes Alpes (Lyon/França), Bolsa Doutoral Sanduíche no Exterior França (CAPES) e Bolsa de Intercâmbio Interinstitucional na Universidad Complutence, Madrid (Espanha/PUCRS). Bolsa de pesquisa nacional: Doutorado Observatório de Educação Escrileituras (INEP/CAPES/UFRGS), Bolsa Mestrado CNPq/PUCRS e Bolsa de Iniciação Científica CNPq/PUCRS e Kellog (PUCRS. Participou da Mobilidade Universitária entre UCS e Université Lumière Lyon 2 (Institut des Pratiques d'Education et de Formation - ISPEF) em Lyon - França. Participou de Programas de Extensão Universitária em campus avançado no Nordeste, Amazônia e Roraima. Produção pela Pedagogia da Diferença, semiótica em rizoma: em linguagem, currículo, escrita, didática, alfabetização, formação de professores.

http://lattes.cnpq.br/7284092996786272

 

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Matos, S. R. da L. M. (2024). LITERATURAR A FORMAÇÃO DE PESQUISADORAS-ALFABETIZADORES. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2024706

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-06-10
Aceito em 2024-06-18
Publicado em 2024-10-07