LITERATURAR A FORMAÇÃO DE PESQUISADORAS-ALFABETIZADORES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024706Palavras-chave:
Alfabetização. Literaturar. Escrileituras. Docência.Resumo
Literaturar a formação de pesquisadoras-alfabetizadoras ocorre no grupo de pesquisa Pedagogia da Diferença. O texto inicia apresentando a Rede de Pesquisadores Escrileituras (CORAZZA, 2011), de onde é retirado o modo de fazer, ou seja, o método de nossas pesquisas, o próprio ato de literaturar (CORAZZA, 2017; MARUJU, 2023). Assim, este método constitui o percurso das quatro pesquisas de dissertações de professoras-alfabetizadoras da região da serra gaúcha. O objetivo deste texto é mostrar como o literaturar constitui parte da experiência da leitura de fruição literária e filosófica na escrita das dissertações das pesquisadoras-alfabetizadoras. Como resultado, afirmamos que as participantes alfabetizadoras do grupo de pesquisa em suas investigações criam um microcombate de fruição filo-literária no território de sua formação quando exercitam o literaturar em suas escritas acadêmicas.
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Aceito em 2024-06-18
Publicado em 2024-10-07