LITERATURING THE TRAINING OF RESEARCHERS-LITERATURE STUDENTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024706

Keywords:

Literacy. Literature. Escrileituras. Teaching.

Abstract

The investigation of the theme of literature on the formation of literacy researchers takes place in the research group Projeto Pedagogia da Diferença. The text begins by presenting the concept and procedure of writings investigated by the Escrileituras Research Network. Through the literature-readings, such a statement, of this Network, is carried out in four researches of dissertations by literacy teachers, from the region of the Serra Gaúcha. Literacy is constituted between the reading experience of literary and philosophical fruition. We affirm that the literacy participants create a micro-combat in the territory of their formation when they point towards literature in their academic writings.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Sônia Regina da Luz Matos Matos, UCS

Pesquisadora do PPGEDU/UCS, Professora do PROFOR, Membro da Sociedade Brasileira de Filosofa da Educação (Sofie), Associação Brasileira de Alfabetização (Abralf); Grupo de Pesquisa CNPq: Educação, Filosofia e Multiplicidade Contemporaneidade/UCS) e Observatório de Educação/UCS.
Gestão científica esteve na Coordenação Pibid Institucional-UCS, Pibid Pedagogia-UCS, Linha de Formação de Professores. Formação acadêmica: Estágio. Pós-Doutorado (2016), Université Paris 10 - Nanterre, Laboratório de filosofia, arte e estética. Pós-doutorado em Filosofia, arte e estética (Nanterre 10- Bolsa CNPq), Doutorado em cotutela em Educação (UFRGS) e Sciences de l'Education (Université Lumière Lyon 2), Mestra em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas (PUCRS), Supervisão Escolar e séries iniciais (PUCRS). Especialista em Psicopedagogia. Bolsa de pesquisas internacional: , Bolsa Accueil Rhônes Alpes (Lyon/França), Bolsa Doutoral Sanduíche no Exterior França (CAPES) e Bolsa de Intercâmbio Interinstitucional na Universidad Complutence, Madrid (Espanha/PUCRS). Bolsa de pesquisa nacional: Doutorado Observatório de Educação Escrileituras (INEP/CAPES/UFRGS), Bolsa Mestrado CNPq/PUCRS e Bolsa de Iniciação Científica CNPq/PUCRS e Kellog (PUCRS. Participou da Mobilidade Universitária entre UCS e Université Lumière Lyon 2 (Institut des Pratiques d'Education et de Formation - ISPEF) em Lyon - França. Participou de Programas de Extensão Universitária em campus avançado no Nordeste, Amazônia e Roraima. Produção pela Pedagogia da Diferença, semiótica em rizoma: em linguagem, currículo, escrita, didática, alfabetização, formação de professores.

http://lattes.cnpq.br/7284092996786272

 

References

AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual. Uma plataforma para o éthos docente. São Paulo: Cortez, 2014.

AQUINO, Julio Groppa; CARVALHO, Claudia Regina Rodrigues de; ZORDAN, Paola. Sandramaracorazza: obras, vidas etc. Porto Alegre: UFRGS Rede Escrileituras, 2022, p. 770-778.

BARTHES, Roland. Da ciência à literatura. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2010.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BARTHES, Roland. Como viver junto: Simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. Cursos e seminários no Collège de France, 1976-1977. Texto estabelecido, anotado e apresentado por Claude Coste. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.

BORGES, Gonçalves Bruno. Adeus, Formação: o anti-Emílio anunciador do conceito de programa de vida. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, f. 328, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/24074/1/AdeusForma%c3%a7%c3%a3oAnti.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2024.

BUSATO, Fernanda Reginato. Aprendizado como potência de agir: uma tentativa na alfabetização. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, f.59, 2021. Disponível em: < https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/9688>. Acesso em: 21 maio 2024.

CORAZZA, Sandra Mara. Oficinas de Transcriação. Caderno de notas 1. Observatório de Educação Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisa empírica-transcedental da diferença: arquivo, escrileitura e tradução de dados. In: CORAZZA, Sandra Mara (Org.). Docência-pesquisa da diferença: poética de arquivo-mar. Porto Alegre: Doisa; Ufrgs, 2017, p. 274-291.

DE CONTO, Marli. Cenas alfabetizadoras. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, f.116, 2024. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/13351?locale-attribute=de>. Acesso em: 21 mai. 2024.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Conversações. 1972-1990. Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles. Mesa redonda sobre Proust (1975). In: Dois regimes de loucos. Textos e entrevistas (1975-1995). DELEUZE, Gilles. Edição preparada por David Lapoujade. Tradução de Guilherme Ivo. Revisão Técnica de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2014.

DELEUZE, Gilles. Curso sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981). 3ª Edição. Trad. Emanuel Angelo da Rocha Fragoso, Francisca Evilene Barbosa de Castro, Hélio Rebello Cardoso Júnior e Jefferson Alves de Aquino. Fortaleza: EdUece, 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2005.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka. Por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1977.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Volume 3. Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DELIGNY, Fernando. Os vagabundos eficazes operários, artistas, revolucionários: educadores. Trad. Marlon Miguel. São Paulo: n-1 edições, 2018.

DIDI- HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FRANK, Anne. O Diário de Anne Frank. 75ª ed. Trad. Alves Calado. Rio de Janeiro: Record, 2018.

KAHLO, Frida. O diário de Frida Kahlo: um autorretrato íntimo. São Paulo: José Olympio, 2017.

GALLO, S. Filosofias da diferença e educação: o revezamento entre teoria e prática. In: CLARETO, S. M.; FERRARI, A. (Orgs.). Foucault, Deleuze & Educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010, p.49-64.

GARCIA, Wladimir. Escrileituras: o multifacetado da multiplicidade na formação pedagógica e no pensamento. In: AQUINO, Julio Groppa; CARVALHO, Claudia Regina Rodrigues de; ZORDAN, Paola. Sandramaracorazza: obras, vidas etc. Porto Alegre: UFRGS Rede Escrileituras, 2022. p. 770-778.

LADEIRA, Julieta Godoy. (Org.). Lições de casa. Exercícios de imaginação. São Paulo: Novo Norte, 1978.

LAPOUJADE, David. William James. A construção da experiência. Tradução Hortência Santos Lencastre. Revisão técnica Cassiano Terra Rodrigues. São Paulo: Editora n-1, 2017.

MARÍAS, Javier. A arte da ficção 90 (2006). In: As entrevistas de Paris Review. Vol. I. Tradução Christian Schwartz e Sérgio Alcides. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 419-459.

MARINELLO, Cátia. 11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, f.176, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/9682>. Acesso em: 21 maio 2024.

MARUJU, Viviane Cristina Pereira dos Santos. Literaturar: uma escrita pelo ato. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, f. 259, 2023. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/13153>. Acesso em: 21 maio 2024.

MARUJU, Viviane Cristina Pereira dos Santos; MATOS, Sônia Regina da Luz. Rastros do literaturar. XIV ANPED SUL. ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2022. Disponível em: <http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/43/10542-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf >. Acesso em: 21 mai. 2024.

MATOS, Sônia Regina da Luz, SCHULER, Betina. Arqueo-montagem da aula. Revista Teias. Seção Temática - Docência, currículo, didática, aula: fantástico arquivo político da diferença. UERJ. v. 21, n. 63, out./dez. 2020, p. 220-233. Disponível em:<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/53936>. Acesso em: 21 mai. 2024.

MATOS, Sônia Regina da Luz. Alfabetização e escritura. Caxias do Sul: EDUCS, 2009.

MATOS, Sônia Regina da Luz. Micrométodo de pesquisa em educação. In: STECANELA, Nilda (0rg.). Diálogos com a educação: a escolha do método e a identidade do pesquisador. Caxias do Sul: Educs, 2012, p.113-128.

MATOS, Sonia Regina da Luz. Procedimentos de escritura e afectologia na alfabetização de crianças. Abordagens cruzadas entre e filosofia da diferença e a psicologia intercultural. f. 205. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/107942?locale=pt_BR> Acesso em: 21 mai. 2024.

Ó, Jorge Ramos. Fazer a mão. Por uma escrita inventiva na universidade. Lisboa: Edições Saguão, 2019.

PACHECO, Alice Virgínia de Oliveira Pacheco. Texto como escritura: conselhos em alfabetização. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, f. 86, 2021. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/9683/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alice%20Virginia%20de%20Oliveira%20Pacheco.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 21 maio 2024.

PIMENTEL, Eliana Camillo Barra Nova de Melo. A formação do alfabetizador: um estado da arte. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 18, 31 dez. 2022. Disponível em: <https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/le/view/642>. Acesso em: 21 mai. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. O método da cena. Tradução Angela Marques. Rio de Janeiro: Editora Livraria Travessa, 2021.

SCHULER, Betina; MATOS, Sônia Regina Luz; CORAZZA, Sandra Mara (Orgs.). Cadernos de notas 6: experimentações de escrita, leitura e imagem na escola. Coleção Escrileituras. Porto Alegre: UFRGS/Doisa, 2014. 178 p. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1iZVxzizEMssvJZYg4OeuDnBsy54JIMWq/view>. Acesso em: 21 mai. 2024.

SÉNECA, Lúcio Aneu. Cartas à Lucílio. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: Educar. Autêntica Editora, 2014.

Published

2024-10-07

How to Cite

Matos, S. R. da L. M. (2024). LITERATURING THE TRAINING OF RESEARCHERS-LITERATURE STUDENTS. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2024706

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2023-06-10
Accepted 2024-06-18
Published 2024-10-07