O OLHAR ESPACIAL NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DIDÁTICO DE IMAGENS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024712Palavras-chave:
Alfabetização de Jovens e Adultos; Extensão Universitária; Linguagem imagética; Prática Pedagógica; Formação Docente.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar o uso da linguagem imagética na alfabetização de pessoas jovens e adultas com base na experiência de um curso de formação de alfabetizadoras/es vinculado a um programa de extensão universitária. Tendo como referência teórico-metodológica a obra freiriana, aqui considerada na perspectiva decolonial, uma das aulas reflete sobre o cotidiano a partir do conceito de espaço vivido em articulação com os princípios da dialogicidade e da problematização. A experiência tem permitido o trabalho com os elementos básicos do sistema de escrita alfabética, assim como a construção de propostas pedagógicas que estimulem a releitura crítica dos espaços e como forma de contribuição para a emancipação política e cultural dos/as educandos/as.
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Aceito em 2024-05-27
Publicado em 2024-10-07