CONCEPÇÃO DE LEITURA DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
ANÁLISE E CONTRAPOSIÇÕES EM RELAÇÃO À LEITURA DE IMAGENS COM CRIANÇAS DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023722Palavras-chave:
Educação Infantil, Criança, PNA, Leitura, Leitura de imagemResumo
Este artigo objetiva analisar como a Política Nacional de Alfabetização – PNA (2019) propõe o trabalho com a leitura na Educação Infantil. Utiliza, como metodologia, a pesquisa documental, ao analisar o caderno da PNA. Compreende a leitura a partir da perspectiva bakhtiniana de linguagem. Considera que, desde o primeiro ano de vida (Rossi, 2015), as crianças leem imagens, daí a premência do trabalho com a leitura de imagem da arte e da cultura visual para potencializar o debate sobre temáticas contemporâneas na Educação Infantil. Fundamenta-se em Franz (2008), Franz e Grallik (2006), Bakhtin (2011) e Barbosa (1998; 2005; 2022). Conclui que a concepção de leitura adotada na PNA reduz e invisibiliza o trabalho com a leitura de imagem na Educação Infantil.
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