VIVÊNCIAS-LETRAMENTOS

A TRAJETÓRIA DE LARISSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023732

Palavras-chave:

Vivências-Letramentos, Educação Infantil, ACCL

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a trajetória de Larissa, ao longo de três anos, em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte. Com base no diálogo entre a Psicologia Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, focalizou-se, especificamente, a relação que Larissa estabeleceu com os letramentos. Tal relação foi se transformando ao longo do tempo – as significações de Larissa para os letramentos foram do uso do corpo ao uso da unidade fala-pensamento e se entrelaçaram na unidade de análise [vivências-letramentos], coletiva e individualmente. A unidade de análise [vivências-letramentos] significa colocar as pessoas no centro das práticas culturais, o que implica ir além dos usos sociais da leitura e da escrita de modo individual, ou seja, implica colocar as pessoas nas atividades coletivas, colaborativas e não fazer separação entre realidade externa e as pessoas que vivenciam os letramentos

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Penafiel, K. J., Gomes, M. de F. C. ., & Neves, V. F. A. . (2023). VIVÊNCIAS-LETRAMENTOS: A TRAJETÓRIA DE LARISSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023732

Edição

Seção

DOSSIÊ