LETRAMENTO
UMA ESCRITA-ENCONTRO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023760Palavras-chave:
Letramento; Escrita-encontro; Alfabetização; Docência.Resumo
08 de outubro de 2019. Estudantes enviam e-mail: “Cara Professora Magda Soares, somos estudantes do Curso de Pedagogia XXX. Em nossa disciplina, ao lermos seu livro...[...], as estudantes elaboraram uma continuidade do poema, e abaixo anexamos nossa construção coletiva como uma forma de homenagear a sua luta pela educação ao longo de todos esses anos.” 09 de outubro de 2019. Profa. Soares responde: “... Foi com emoção que li a mensagem e os poemas que vocês escreveram. É emoção o que sinto quando as/os que me leem chegam a mim, respondendo ao que escrevi pensando nelas/es.” O artigo, por meio do método denominado de metodosofia, tem como objetivo levar o letramento para o território da ética-pedagógica que surge pela amizade intelectual povoada da escrita que arrasta a leitura: uma escrita-encontro.
Métricas
Referências
AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. São Paulo: Editora Cortez: 2014.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA - Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.
CORAZZA, Sandra Mara (org.). Métodos de transcriação: pesquisa em educação da diferença. São Leopoldo: Editora Oikos, 2020. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1KyIobMvQzM8-mrzSC4r5Dz6n5lbrGDrP/view>. Acesso em 12 jul. 2023.
COSTA, Luciano Bedin. 58 combates para uma política do Texto. São Paulo: Editora Lumme, 2017.
DELEUZE, Gilles ; PARNET, Claire. L’Abécédaire de Gilles Deleuze. Entrevista com Gilles Deleuze. Editoração: Ministério de Educação, Programa TV Escola, 2001. Paris: Editions Montparnasse, 1997.
DELEUZE, Gilles. Clínica e crítica. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza. Vincennes, 1978-1981. Tradução de Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso, Francisca Eveline Barbosa de Castro, Hélio Rebello Cardoso Júnior e Jefferson Alves de Aquino. Fortaleza: EdUECE, 2009.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles. Proust et les signes. Paris: PUF, 1998.
DURAS, Marguerite; GODARD, Jean-Luc. Dialogues. Introdution, notes et postface de Cyril Béghin. Paris: Post-éditions et Centre Pompidou, 2014.
FOGEL, Gilvan. Apresentação. In: NIETZSCHE, Friedrich. Vontade de poder. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
MATOS, Sônia Regina da Luz. Formação dos profissionais da educação: inflexionando um encontro. In: Gestão, Territórios e Redes. A Formação dos Profissionais da Educação. (Org.). MATOS, Rosângela da Luz; PIMENTA, Lídia Boaventura; SANTOS, Paulo César Marques de Andrade e CONCEIÇÃO, Sérgio Henrique. Salvador: Edufba, 2016.
MATOS, Sônia Regina da Luz. Micrométodo de pesquisa em educação. In: STECANELA, Nilda (0rg.). Diálogos com a educação: a escolha do método e a identidade do pesquisador. Caxias do Sul: Educs, 2012, p.113-128.
NIETZSCHE, Friedrich. A vontade de poder. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
SCHNEIDER, Michel. (2003). Mortes imaginárias. São Paulo: A Girafa, 2005.
SCHULER, Betina; MATOS, Sônia Regina da Luz; CORAZZA, Sandra Mara. (Orgs.). Caderno 6: Experimentação de escrita, leitura e imagem na escola. Porto Alegre: UFRGS, Doisa. 2014. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1iZVxzizEMssvJZYg4OeuDnBsy54JIMWq/view?usp=sharing>. Acesso em: 12 jun. 2023.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.
SOARES, Magda. Professora Magda Soares e Maria Alice Junqueira, do CENPEC Educação, analisam a proposta do MEC. In: CENPECexplica: Alfabetização em foco. 2019. Disponível em: <https://www.cenpec.org.br/tematicas/educadoras-comentam-cartilha-do-programa-nacional-de-alfabetizacao>. Acesso em: 15 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-09-01
Publicado em 2023-09-07