LETRAMENTO

UMA ESCRITA-ENCONTRO

Autores

  • Sônia Regina da Luz Matos Matos UCS

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023760

Palavras-chave:

Letramento; Escrita-encontro; Alfabetização; Docência.

Resumo

08 de outubro de 2019. Estudantes enviam e-mail: “Cara Professora Magda Soares, somos estudantes do Curso de Pedagogia XXX. Em nossa disciplina, ao lermos seu livro...[...], as estudantes elaboraram uma continuidade do poema, e abaixo anexamos nossa construção coletiva como uma forma de homenagear a sua luta pela educação ao longo de todos esses anos.” 09 de outubro de 2019. Profa. Soares responde: “... Foi com emoção que li a mensagem e os poemas que vocês escreveram. É emoção o que sinto quando as/os que me leem chegam a mim, respondendo ao que escrevi pensando nelas/es.” O artigo, por meio do método denominado de metodosofia, tem como objetivo levar o letramento para o território da ética-pedagógica que surge pela amizade intelectual povoada da escrita que arrasta a leitura: uma escrita-encontro.

Biografia do Autor

Sônia Regina da Luz Matos Matos, UCS

Pesquisadora do PPGEDU/UCS, Professora do PROFOR, Membro da Sociedade Brasileira de Filosofa da Educação (Sofie), Associação Brasileira de Alfabetização (Abralf); Grupo de Pesquisa CNPq: Educação, Filosofia e Multiplicidade Contemporaneidade/UCS) e Observatório de Educação/UCS.
Gestão científica esteve na Coordenação Pibid Institucional-UCS, Pibid Pedagogia-UCS, Linha de Formação de Professores. Formação acadêmica: Estágio. Pós-Doutorado (2016), Université Paris 10 - Nanterre, Laboratório de filosofia, arte e estética. Pós-doutorado em Filosofia, arte e estética (Nanterre 10- Bolsa CNPq), Doutorado em cotutela em Educação (UFRGS) e Sciences de l'Education (Université Lumière Lyon 2), Mestra em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas (PUCRS), Supervisão Escolar e séries iniciais (PUCRS). Especialista em Psicopedagogia. Bolsa de pesquisas internacional: , Bolsa Accueil Rhônes Alpes (Lyon/França), Bolsa Doutoral Sanduíche no Exterior França (CAPES) e Bolsa de Intercâmbio Interinstitucional na Universidad Complutence, Madrid (Espanha/PUCRS). Bolsa de pesquisa nacional: Doutorado Observatório de Educação Escrileituras (INEP/CAPES/UFRGS), Bolsa Mestrado CNPq/PUCRS e Bolsa de Iniciação Científica CNPq/PUCRS e Kellog (PUCRS. Participou da Mobilidade Universitária entre UCS e Université Lumière Lyon 2 (Institut des Pratiques d'Education et de Formation - ISPEF) em Lyon - França. Participou de Programas de Extensão Universitária em campus avançado no Nordeste, Amazônia e Roraima. Produção pela Pedagogia da Diferença, semiótica em rizoma: em linguagem, currículo, escrita, didática, alfabetização, formação de professores.

http://lattes.cnpq.br/7284092996786272

 

Referências

AQUINO, Julio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. São Paulo: Editora Cortez: 2014.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA - Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.

CORAZZA, Sandra Mara (org.). Métodos de transcriação: pesquisa em educação da diferença. São Leopoldo: Editora Oikos, 2020. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1KyIobMvQzM8-mrzSC4r5Dz6n5lbrGDrP/view>. Acesso em 12 jul. 2023.

COSTA, Luciano Bedin. 58 combates para uma política do Texto. São Paulo: Editora Lumme, 2017.

DELEUZE, Gilles ; PARNET, Claire. L’Abécédaire de Gilles Deleuze. Entrevista com Gilles Deleuze. Editoração: Ministério de Educação, Programa TV Escola, 2001. Paris: Editions Montparnasse, 1997.

DELEUZE, Gilles. Clínica e crítica. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza. Vincennes, 1978-1981. Tradução de Emanuel Ângelo da Rocha Fragoso, Francisca Eveline Barbosa de Castro, Hélio Rebello Cardoso Júnior e Jefferson Alves de Aquino. Fortaleza: EdUECE, 2009.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles. Proust et les signes. Paris: PUF, 1998.

DURAS, Marguerite; GODARD, Jean-Luc. Dialogues. Introdution, notes et postface de Cyril Béghin. Paris: Post-éditions et Centre Pompidou, 2014.

FOGEL, Gilvan. Apresentação. In: NIETZSCHE, Friedrich. Vontade de poder. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

MATOS, Sônia Regina da Luz. Formação dos profissionais da educação: inflexionando um encontro. In: Gestão, Territórios e Redes. A Formação dos Profissionais da Educação. (Org.). MATOS, Rosângela da Luz; PIMENTA, Lídia Boaventura; SANTOS, Paulo César Marques de Andrade e CONCEIÇÃO, Sérgio Henrique. Salvador: Edufba, 2016.

MATOS, Sônia Regina da Luz. Micrométodo de pesquisa em educação. In: STECANELA, Nilda (0rg.). Diálogos com a educação: a escolha do método e a identidade do pesquisador. Caxias do Sul: Educs, 2012, p.113-128.

NIETZSCHE, Friedrich. A vontade de poder. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

SCHNEIDER, Michel. (2003). Mortes imaginárias. São Paulo: A Girafa, 2005.

SCHULER, Betina; MATOS, Sônia Regina da Luz; CORAZZA, Sandra Mara. (Orgs.). Caderno 6: Experimentação de escrita, leitura e imagem na escola. Porto Alegre: UFRGS, Doisa. 2014. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1iZVxzizEMssvJZYg4OeuDnBsy54JIMWq/view?usp=sharing>. Acesso em: 12 jun. 2023.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.

SOARES, Magda. Professora Magda Soares e Maria Alice Junqueira, do CENPEC Educação, analisam a proposta do MEC. In: CENPECexplica: Alfabetização em foco. 2019. Disponível em: <https://www.cenpec.org.br/tematicas/educadoras-comentam-cartilha-do-programa-nacional-de-alfabetizacao>. Acesso em: 15 jun. 2023.

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Matos, S. R. da L. M. (2023). LETRAMENTO: UMA ESCRITA-ENCONTRO. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1-12. https://doi.org/10.47249/rba2023760

Edição

Seção

ARTIGOS