ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NA PERPESCTIVA DE MAGDA SOARES

DIÁLOGOS EM MOVIMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023766

Palavras-chave:

Magda Soares; Alfabetização; Letramentos; Educação Básica.

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar resultados de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET), em diálogo com as ideias, conceitos e concepções de Magda Soares, sobre alfabetização e letramentos, no contexto da formação docente e das práticas pedagógicas, na Educação Básica. Em termos teóricos, destaca-se a discussão sobre as práticas de alfabetização e letramentos, com base nos estudos de Magda Soares, considerando-se a complexidade e a multiplicidade de concepções que a autora traz à discussão em seus estudos e pesquisas, para conduzir o leitor a uma reflexão sobre a formação docente e os desafios do trabalho dos professores, em relação aos processos de alfabetização e letramentos na contemporaneidade. A abordagem metodológica é norteada pelos pressupostos da pesquisa colaborativa, uma das vertentes da pesquisa qualitativa. Os estudos realizados no âmbito de dois programas de pós-graduação, da universidade pública, revelam a importância das pesquisas da autora no cenário educacional brasileiro, levando-se em consideração sua contribuição para ampliar o debate sobre a formação de professores, no que diz respeito à reconfiguração do fazer docente, com vistas a uma práxis pedagógica que contemple alfabetização e letramentos como práticas sociais de leitura e de escrita que atendam as demandas da sociedade atual.

Métricas

Visualizações em PDF
2,992
Sep 07 '23Sep 10 '23Sep 13 '23Sep 16 '23Sep 19 '23Sep 22 '23Sep 25 '23Sep 28 '23Oct 01 '23Oct 04 '2315
|

Referências

ARAUJO. Poliana Silva. A encantaria da linguagem literária na práxis pedagógica numa perspectiva de multiletramentos. 2020. p. 208. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.

BONFIM, Ana Márcia Prado Lima. Letramentos hipermidiáticos na educação profissional: outros caminhos de produção de conhecimento na formação docente. 2020. p. 263.Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.

BRASIL. Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.

CRUZ, Wânia Dias da. Juventudes conectadas: as marcas do letramento político dos jovens no facebook. 2020. p. 156. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.

GATTI, Bernadete A. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Diálogo Educ., Curitiba, v.6, n.19, 25-35, set./dez. 2006.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livros, 2008.

LIESSI, Lucicleide Maria da Silva. Letramentos do professor e as implicações na práxis pedagógica: pelos caminhos da pesquisa-formação. 2022. P. 136. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.

LISBOA, Maria Cristina Corôa de Freitas. O Whatsapp como espaço para mediação de aprendizagem no PROEJA. 2022. p. 161. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2020.

MORAES, Jucileide Santos de Jesus. Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais Móveis: entrelaçando saberes e fazeres. 2017. p. 102. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.

OLIVEIRA, Sidmar da Silva. A formação continuada e as práticas alfabetizadoras em diálogo com os letramentos situados no âmbito do PNAIC: do texto ao contexto da educação do campo. 2019. p. 179. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.

SANTANA, Neidson Dionísio Freitas de. Livro didático de Língua Portuguesa: contribuições às práticas de multiletramentos no Ensino Médio. 2018. P. 168. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.

SANTANA, Simone Carvalho de. Tecnologias e ações autorais na formação docente: narrativas de HQs Digitais como letramentos de reexistência. 2021. p. 151. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014.

SANTOS, Sirlaine Pereira Nascimento dos. Práxis Pedagógica na perspectiva dos multiletramentos: possibilidades e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. p.144. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.

SANTOS, Thais Maia dos. A Linguagem que navega nesse infomar: letramentos multi-hipermidiáticos na formação inicial docente em Língua Portuguesa. 2020. p. 134. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.

SILVA, Marcos José de Oliveira. Letramentos políticos em assentamentos do MST: por outras pedagogias possíveis. 2020. p. 243. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. ed. São Paulo, Ática, 2000.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Letramento no Brasil, reflexões a partir do INAF 2001. RIBEIRO, Vera Masagãi (org.). São Paulo: Global, 2004.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. nº 25. p. 5-17. Jan./Abr. 2004.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, Magda. Magda Soares: “Estou indignada com o MEC”. [Entrevista cedida a] Leonardo Pujol. Desafios da Educação. 8 abril 2019. Disponível em: <https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/magda-soares-alfabetizacao-saeb/>. Acesso: 09 jul. 2023.

XAVIER, Heráclito Santos Martins. Práticas de multiletramentos e formação docente: aplicativos pedagógicos na potencialização da leitura e da produção textual. 2019. p. 229. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Santos de Jesus Moraes, J., Ferraz Silva, O. S., & da Silva Oliveira, S. (2023). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NA PERPESCTIVA DE MAGDA SOARES: DIÁLOGOS EM MOVIMENTOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–10. https://doi.org/10.47249/rba2023766

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-07-26
Aceito em 2023-08-28
Publicado em 2023-09-07