ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NA PERPESCTIVA DE MAGDA SOARES

DIÁLOGOS EM MOVIMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023766

Palavras-chave:

Magda Soares; Alfabetização; Letramentos; Educação Básica.

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar resultados de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET), em diálogo com as ideias, conceitos e concepções de Magda Soares, sobre alfabetização e letramentos, no contexto da formação docente e das práticas pedagógicas, na Educação Básica. Em termos teóricos, destaca-se a discussão sobre as práticas de alfabetização e letramentos, com base nos estudos de Magda Soares, considerando-se a complexidade e a multiplicidade de concepções que a autora traz à discussão em seus estudos e pesquisas, para conduzir o leitor a uma reflexão sobre a formação docente e os desafios do trabalho dos professores, em relação aos processos de alfabetização e letramentos na contemporaneidade. A abordagem metodológica é norteada pelos pressupostos da pesquisa colaborativa, uma das vertentes da pesquisa qualitativa. Os estudos realizados no âmbito de dois programas de pós-graduação, da universidade pública, revelam a importância das pesquisas da autora no cenário educacional brasileiro, levando-se em consideração sua contribuição para ampliar o debate sobre a formação de professores, no que diz respeito à reconfiguração do fazer docente, com vistas a uma práxis pedagógica que contemple alfabetização e letramentos como práticas sociais de leitura e de escrita que atendam as demandas da sociedade atual.

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

Santos de Jesus Moraes, J., Ferraz Silva, O. S., & da Silva Oliveira, S. (2023). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NA PERPESCTIVA DE MAGDA SOARES: DIÁLOGOS EM MOVIMENTOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–10. https://doi.org/10.47249/rba2023766

Edição

Seção

ARTIGOS