PRODUÇÃO DE TEXTO NUMA TURMA DE CINCO ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024770

Palavras-chave:

Educação infantil. Alfabetização. Linguagem escrita.

Resumo

Este artigo investiga as práticas desenvolvidas nos eventos mediados pela linguagem escrita, as relações de ensino observadas durante as produções dos textos, enfatizando as condições e os processos ocorridos durante as produções e os textos que resultaram, especificamente, os que estavam dirigidos para um destinatário. A pesquisa ocorreu numa turma de crianças com cinco anos da educação infantil e utilizou a abordagem qualitativa de estudo de caso e, para a produção de dados, adotou a observação participante. Conclui que as análises efetuadas contribuíram para percepção das implicações do conceito de gênero textual para o processo de alfabetização, e que a escrita tem que ser incorporada como uma necessidade da criança de escrever, devendo a escola criar situações para que isso ocorra.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins fontes, 2010.

BAKHTIN, Michail; VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevick. O freudismo. Tradução de Paulo Bezerra em 2004. São Paulo: Perspectiva, 1927.

BAKHTIN, Michail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BAKHTIN, Michail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GONTIJO, Cláudia Maria M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. São Paulo: Autores Associados, 2007.

GONTIJO, Cláudia Maria M. A escrita infantil. São Paulo: Autores Associados, 2008.

GONTIJO, Cláudia Maria M. Cláudia Maria Mendes; SCHWARTZ Cleonara Maria. Alfabetização: teoria e prática. Curitiba, PR: Sol, 2009

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária Ltda.,1986.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2006.

SOBRAL, Adail. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010. p. 11-36.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de leitura aos objetos de ensino. Universidade de Genebra. Tradução de Roxane Roxo. In: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Costa, M. (2024). PRODUÇÃO DE TEXTO NUMA TURMA DE CINCO ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–17. https://doi.org/10.47249/rba2024770

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-07-31
Aceito em 2024-06-18
Publicado em 2024-10-07