PRODUÇÃO DE TEXTO NUMA TURMA DE CINCO ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024770Palavras-chave:
Educação infantil. Alfabetização. Linguagem escrita.Resumo
Este artigo investiga as práticas desenvolvidas nos eventos mediados pela linguagem escrita, as relações de ensino observadas durante as produções dos textos, enfatizando as condições e os processos ocorridos durante as produções e os textos que resultaram, especificamente, os que estavam dirigidos para um destinatário. A pesquisa ocorreu numa turma de crianças com cinco anos da educação infantil e utilizou a abordagem qualitativa de estudo de caso e, para a produção de dados, adotou a observação participante. Conclui que as análises efetuadas contribuíram para percepção das implicações do conceito de gênero textual para o processo de alfabetização, e que a escrita tem que ser incorporada como uma necessidade da criança de escrever, devendo a escola criar situações para que isso ocorra.
Métricas
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins fontes, 2010.
BAKHTIN, Michail; VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevick. O freudismo. Tradução de Paulo Bezerra em 2004. São Paulo: Perspectiva, 1927.
BAKHTIN, Michail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BAKHTIN, Michail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GONTIJO, Cláudia Maria M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. São Paulo: Autores Associados, 2007.
GONTIJO, Cláudia Maria M. A escrita infantil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
GONTIJO, Cláudia Maria M. Cláudia Maria Mendes; SCHWARTZ Cleonara Maria. Alfabetização: teoria e prática. Curitiba, PR: Sol, 2009
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária Ltda.,1986.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2006.
SOBRAL, Adail. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010. p. 11-36.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de leitura aos objetos de ensino. Universidade de Genebra. Tradução de Roxane Roxo. In: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2024-06-18
Publicado em 2024-10-07