PRODUÇÃO DE TEXTO NUMA TURMA DE CINCO ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024770Keywords:
Educação infantil. Alfabetização. Linguagem escrita.Abstract
This article investigates and discusses the pratices developed in events mediated by written language the teaching relationships observed during the production of texts, emphasizing the conditions of production the processes that occurred during the Productions and the texts that resulted from this process, specifically those that were addressed to a recipiente. The research took place in a group of children with five years of kindergarten and used the qualitative approach of case study and for the production of data, adopted the participant observation. It considers that the analyzes carried out contributed towards perceiving the implications of the concept of textual genre for the literacy process, and that writing has to be incorporated as a child’s need to write and the school must create situantions for this to occur.
Metrics
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins fontes, 2010.
BAKHTIN, Michail; VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevick. O freudismo. Tradução de Paulo Bezerra em 2004. São Paulo: Perspectiva, 1927.
BAKHTIN, Michail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BAKHTIN, Michail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
GONTIJO, Cláudia Maria M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. São Paulo: Autores Associados, 2007.
GONTIJO, Cláudia Maria M. A escrita infantil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
GONTIJO, Cláudia Maria M. Cláudia Maria Mendes; SCHWARTZ Cleonara Maria. Alfabetização: teoria e prática. Curitiba, PR: Sol, 2009
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária Ltda.,1986.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2006.
SOBRAL, Adail. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010. p. 11-36.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de leitura aos objetos de ensino. Universidade de Genebra. Tradução de Roxane Roxo. In: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2024-06-18
Published 2024-10-07