A FACETA LINGUÍSTICA DA ALFABETIZAÇÃO
ESCRITA INVENTADA E APROPRIAÇÃO DO PRÍNCIPIO ALFABÉTICO POR CRIANÇAS DE 6 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023771Palavras-chave:
Facetas da alfabetização e do letramento, Faceta linguística, Escrita inventada, criança, consciência fonológica.Resumo
Fundamentando-se nos estudos de Magda Soares (1985, 2004, 2016 e 2020) e na construção teórica das facetas da alfabetização e do letramento e suas especificidades, pretende-se, neste estudo, privilegiar a faceta linguística da alfabetização e os processos de apropriação do sistema de escrita por crianças de 6 anos oriundas de uma escola pública. Magda Soares explicita a coexistência e a correlação entre a Psicogênese da Língua Escrita e o desenvolvimento da consciência silábica e grafofonêmica e ressalta que saber nomear as letras auxilia a criança a avançar de uma escrita em que as letras são usadas de forma aleatória até a fase da fonetização da escrita. A partir desses pressupostos, será feita análise das estratégias de mediação desenvolvidas em um Programa de Escrita Inventada e suas contribuições para a prática alfabetizadora.
Métricas
Referências
ALVES MARTINS, Margarida. Escritas inventadas. In book: Entre a teoria os dados e o conhecimento II: Olhares para uma realidade (pp. 15-26). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Editores: A. Vasconcelos, F. Botelho, J. Pinto, J. Duarte. Jan./2014.
BARBOSA RESENDE Valéria; MATARELLE, Tarsis. Escrita inventada e alfabetização: interações entre crianças de 6 anos e a mediação do adulto. In: Grupo de pesquisa em alfabetização e o programa de escrita inventada [Recurso eletrônico] / Daniela Freitas Brito Montuani et al. (orgs.). - Belo Horizonte: UFMG/FaE/Ceale, 2021.109 p.
BARBOSA RESENDE, Valéria e MONTUANI, Daniela Freitas Brito. A mediação pedagógica na escrita inventada de crianças no processo de alfabetização: palavras com estrutura silábica CVC e CV nasal. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 26 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. 8ª edição. São Paulo: Cortez, 2000.102p.
FERREIRO, Emilia; ZEN, Giovana Cristina. Desenvolvimento da escrita em crianças brasileiras. Revista Práxis Educacional, 2022, v. 18, n. 49.
MACHADO, Ana Maria. Delícias e gostosuras. Editora Salamandra, 2010. 26p.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: n. 52, p.19-24, fev. 1985.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Jan./fev./mar./abr./, n. 25, 2004.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.128p.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016. 384p.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-09-06
Publicado em 2023-09-07