MAGDA SOARES, PROFESSORA E ORIENTADORA
A ATUAÇÃO DE UMA INTELECTUAL A PARTIR DA FaE/UFMG
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023786Palavras-chave:
Magda Soares, História da alfabetização, História dos intelectuais, Mediação e produção cultural, Redes de sociabilidadesResumo
Tem-se como objetivo neste artigo refletir sobre a importância da trajetória de Magda Soares como professora e como orientadora na história da alfabetização no Brasil. Para isso, mediante pesquisa documental de abordagem histórica, focalizam-se aqui fontes relativas à sua atuação como professora de pós-graduação, assim como os trabalhos por ela orientados desde a criação da Faculdade de Educação (FaE) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Busca-se entender as contribuições de Magda Soares a partir da história dos intelectuais, com base no papel desempenhado por ela como uma intelectual mediadora e produtora cultural, além de problematizar sua importância na construção de redes de sociabilidades, decisivas para a produção de conhecimento sobre alfabetização no Brasil. Observa-se dessa maneira que a atuação de Magda Soares foi direta e indireta na formação de novos quadros de pesquisadores, como o elo de uma trama ativa de intelectuais e atores sociais envolvidos com a temática da alfabetização.
Métricas
Referências
ALVES, Claudia. Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. Revista Educação e Filosofia, v. 33, n. 67, jan./abr. 2019.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
FARIA FILHO, Luciano Mendes; LACERDA, Nelma Marçal; BAHIENSE, Priscilla Nogueira. Da Faculdade de Filosofia à Faculdade de Educação da UFMG: a invenção de uma instituição. Revista Tópicos Educacionais, v. 28, n. 2, p. 1-19, 2022.
GOMES, Angela Maria de Castro; HANSEN, Patrícia Santos. Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira; ROCHA, Juliano Guerra. Alfabetização no Brasil, o estado do conhecimento: histórias e memórias no Ceale/FaE/UFMG. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Alfabetização, Florianópolis: Udesc, 2021. v. 1. p. 1-11.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira; ROCHA, Juliano Guerra. Magda Soares e sua produção intelectual no campo da alfabetização, leitura e escrita no Brasil (1959-1998). Artigo aprovado para publicação na Revista Linhas, UDESC. No prelo.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Ed. Unesp, 2000.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues. Magda Soares na história da alfabetização no Brasil. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
OLIVEIRA, Fernando Rodrigues. História do ensino da literatura infantil na formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/8q7yj/pdf/oliveira-9788579836688.pdf
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: REMOND, René (Org.). Por uma história política. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2003.
SIRINELLI, Jean-François. De la demeure à l'agora. Pour une histoire culturelle du politique. Vingtième Siècle. Revue d’histoire. n. 57, p. 121-131, janvier-mars, 1998.
SIRINELLI, Jean-François.Génération intellectuelle. Khâgneux et Normaliens dans l’entre-deux-guerres. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.
SOARES, Magda. Estudo dirigido. Tese de concurso para Livre-docência da Cadeira de Didática Geral e Especial, da Faculdade de Filosofia da U.M.G. Belo Horizonte: Os Amigos do Livro, 1962.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 19-24, fev. 1985.
SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: INEP; Santiago: REDUC, 1989.
SOARES, Magda. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.
SOARES, Magda. Discurso por ocasião da entrega do título de Professora Emérita da UFMG. 1998. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas (Org.). Eméritos e pioneiros: destaques da educação. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2005.
SOARES, Magda. Memórias da Pós-Graduação. Live “PPGE – 4ª na Pós (50 anos Pós-graduação FaE). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D-0M2Q90WYc>. Acesso em: 18 jul. 2023.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Intelligentsia e intelectuais: sentidos, conceitos e possibilidades para a história intelectual. Revista Brasileira de História da Educação São Paulo, v.8, n .1 p. 63-85, jan./abr. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-09-06
Publicado em 2023-09-07