MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACERCA DO COMPORTAMENTO FAMILIAR DIANTE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024788Palavras-chave:
alfabetização; covid-19; ensino remoto emergencial; orientações às famílias; mapeamento de pesquisas;Resumo
O presente artigo realizou um mapeamento das produções científicas sobre a participação das famílias no processo de alfabetização durante o ensino remoto emergencial, bem como as orientações destinadas às famílias nesse contexto. O mesmo foi realizado em cinco plataformas, no recorte temporal de 2019 a 2022, sendo que os trabalhos analisados evidenciaram um conjunto de desafios enfrentados pelas famílias para auxiliar as crianças nas atividades escolares. Se por um lado os dados denotam flexibilidade e o envio de orientações por parte das professoras para as famílias, por outro lado, indicam a necessidade de pesquisas que analisem, a partir dos próprios registros das docentes, tais sugestões e orientações a fim de compreender como o processo de alfabetização se efetivou.
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Aceito em 2024-07-29
Publicado em 2024-10-07