MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACERCA DO COMPORTAMENTO FAMILIAR DIANTE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024788

Keywords:

alfabetização; covid-19; ensino remoto emergencial; orientações às famílias; mapeamento de pesquisas;

Abstract

 The following article mapped out the scientific productions about the participation of the students' families on the literacy process during the Pandemic's remote classes, as well as the given instructions to the families at that context. The same was done in five platforms, in the time span of 2019 to 2022, considering that the papers evidenced an array of challenges to the families at helping their children in school activities.

Even though data shows a flexibility and the sending of guidelines by the teachers to the families, on the other hand, be it shows the need of researches that analyse, starting by the teachers' records, such suggestions and guidance in order to aknowledge how the literacy process happened.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ALVES, Alda Judith. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus

tipos inesquecíveis. Cadernos de pesquisa, n. 81, p. 53-60, 1992.

CARDOSO, C. J; BERTOLDO, S. R. F; RODRIGUES, S. de F. P. Alfabetização na

pandemia: desafios apontados por professoras. 40ª reunião da Anped, 2021.

COLELLO, Silvia M. G. Alfabetização em tempos de pandemia. Convenit Internacional. n. 35. São Paulo: CEMOrOc-Feusp, jan.-abr., 2021. Disponível em: https://12f7a472-3151- ab81-d2e6- 789a72c3925c.filesusr.com/ugd/2fea7f_259163cf13e84da09193e6beb76a673e.pdf Acesso em 02/09/2021.

DIAS, Daniele Pampanini; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Das (im) possibilidades

de se alfabetizar e investigar em condições de isolamento social. Revista Brasileira

de Alfabetização, n. 14, p. 228-244, 2021.

FERREIRA, Luciana Haddad; BARBOSA, Andreza. Lições de quarentena: limites e

possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis

Educativa, Ponta Grossa, v. 15,e2015483, p. 1-24, 2020. Disponível em:

https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa . Acesso em: 29 de maio de

KOHLS-SANTOS, Pricila; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do

Estado do Conhecimento para alem de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, v. 33, 2021.

LOPES, Mayara K; SOUZA, Mariana V. P. “ORIENTAÇÕES AO MEDIADOR”: o

papel do recurso pedagógico em atividades assíncronas em uma turma de primeiro

ano no contexto do ensino remoto emergencial. In: 40ª reunião da Anped, 2021.

LUDOVICO, F. M.; MOLON, J.; BARCELLOS, P. D. S. C. C.; FRANCO, S. R. K.

Covid-19: desafios dos docentes na linha de frente da educação. Educação, [s. l.], v.

, n. 1, p. 58–74, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p58-74. Disponível

em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166 . Acesso em: 02 set.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. LIMITES E POSSIBILIDADES DO

ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM AS ALFABETIZADORAS NO INTERIOR DO CEARÁ. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 16, p. 103-116, 2022.

ROCHA, Priscila Kely da. A relação família-escola e a infância em tempos de

pandemia. 136 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Nove, 2022.

SARAIVA, Ana Maria Alves; NONATO, Bréscia França; BRAGA, Daniel Santos. TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 61, p. 302-317, 2021.

Published

2024-10-07

How to Cite

Borges, M., & Michel, C. B. (2024). MAPEAMENTO DE PESQUISAS ACERCA DO COMPORTAMENTO FAMILIAR DIANTE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2024788

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2023-09-04
Accepted 2024-07-29
Published 2024-10-07